Dois caminhos para fazer intercâmbio

Se você deseja fazer um intercâmbio, estudar, trabalhar ou morar fora do país, há dois caminhos:

Um, através de um contato com uma agência de Intercâmbio, do tipo da AFS , IE, STB etc , em que você procura informações, observa as condições e preços, de acordo com seus interesses e dentro de seu orçamento, adere a um plano, e tem seu Programa de Intercâmbio planejado. É pago. A BELTA (Brazilian Educational and Language Travel Association) tem todas as informações sobre estudos e intercâmbio no exterior. O site é: www.belta.org.br.

Outro caminho (que é o que se pretende para nossa Instituição, por ser pública e de qualidade, onde temos professores em diversas áreas do saber, assim como funcionários e alunos competentes) é se submeter a um processo de seleção para bolsas de estudo, trabalho, intercâmbio etc.

Estamos sempre divulgando em nosso site, chamadas para projetos, geralmente encaminhados por agências de fomento à pesquisa e intercâmbio, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a FULBRIGHT (Comissão Internacional para intercâmbio entre EUA e Brasil), o Conselho Britânico, o DAAD (Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha), entre tantas outras.

Geralmente, os projetos são financiadas com recursos oriundos destas fontes nacionais e estrangeiras que apóiam os projetos de pesquisa e também seguem um edital para que sejam dadas todas as informações, garantindo a imparcialidade e seriedade do processo de escolha dos candidatos.

(Maria Inês Albernaz Kury)

Marcadores: intercambio