CAPES abre seleção para capacitar educadores na Irlanda

Publicado por: Reitoria / 1 de Dezembro de 2023 às 10:30

A Capes está abrindo seleção para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, um programa conjunto entre a Diretoria de Relações Internacionais – DRI e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. A iniciativa é parte do Programa de Desenvolvimento Continuado (CPB), parceria entre a CAPES e o Mary Immaculate College. É uma oportunidade destinada a profissionais de todo o país.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 31/2023. O curso de especialização em Liderança e Gestão Educacional será realizado no Mary Immaculate College (MIC), em Limerick, Irlanda, a partir de agosto de 2024.

O programa é voltado para professores, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores escolares e profissionais das secretarias de Educação envolvidos em atividades de gestão educacional ou relacionadas à formação de professores. É necessário que todos estejam atuando na rede pública de educação do país.

Estão sendo oferecidas 28 vagas, uma por estado mais o Distrito Federal, e uma para ampla concorrência em nível nacional. A formação inclui atividades para aprimoramento da língua inglesa e redação acadêmica. Após essa etapa, os selecionados irão para a Irlanda, onde participarão do curso de 360 horas de agosto de 2024 a maio de 2025.

Os interessados devem atualizar seus currículos na Plataforma Freire (freire.capes.gov.br) antes de acessar o link de inscrição (inscricao.capes.gov.br) para preencher o formulário e anexar os documentos necessários. Uma das exigências para a participação é a comprovação de proficiência mínima na língua inglesa.

O processo seletivo envolve diferentes etapas, incluindo análises técnica, documental e de mérito, além de um curso de inglês para fins acadêmicos. Os selecionados receberão passagens aéreas nacionais e internacionais, auxílio-instalação, ajuda de custo mensal, seguro-saúde, hospedagem, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos do curso.

Para saber mais, acesse:https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-abre-selecao-para-capacitar-educadores-na-irlanda

Dúvidas e solicitações de informações adicionais deverão ser enviadas para o e-mail: coord.irlanda@capes.gov.br

Fonte: CGCOM/CAPES