Centro de Idiomas abre mil vagas para Formação Continuada de alunos e servidores

Publicado por: Reitoria / 13 de Abril de 2022 às 15:47

Foi divulgado, nesta quarta-feira (13), o edital 43/2022, que prevê a oferta de mil vagas para cursos de inglês e espanhol na modalidade Formação Continuada, aos alunos e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso, através do Centro de Idiomas da instituição.

As inscrições podem ser feitas no período de 13 a 20 de abril de 2022.

A modalidade Formação Continuada consiste na capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração. Os cursos serão gratuitos, sem taxa de inscrição e serão realizados exclusivamente na modalidade à distância pela Plataforma Altissia.

Para concorrer a uma vaga, é necessário ao candidato: ser discente regularmente matriculado em qualquer curso ofertado pelo IFMT e/ou ser servidor ativo; possuir e-mail válido e de uso frequente; e dispor de equipamento tecnológico e conectividade suficientes para o rendimento no curso.

Para realizar a inscrição é necessário preencher e enviar o formulário disponível em https://bit.ly/38ijHQy até 20 de abril às 23h59min .

A forma de seleção será por sorteio eletrônico. A lista dos candidatos contemplados será divulgada no dia 19 de abril de 2022, bem como a lista de candidatos em cadastro reserva.

Caso não haja candidatos suficientes em determinado campus, as vagas remanescentes serão redistribuídas para a unidade do IFMT que possuir maior número de procura.

O resultado final do processo seletivo será publicado conforme o cronograma constante no item 3.1 no endereço eletrônico do IFMT: www.ifmt.edu.br

O período de matrículas será nos dias 25 e 26 de abril de 2022. E o início das atividades será em 27 de abril de 2022.

Certificação

Terá direito ao certificado de participação de curso, o aluno que: concluir com êxito os componentes da trilha de aprendizagem da plataforma Altissia, de acordo com seu nível, com aproveitamento mínimo de 70% nas atividades/lições e dedicação mínima de 4h semanais de estudos na plataforma; e realizar o teste de nivelamento no início e no final do curso.

O teste de nivelamento consiste em uma prova online que avalia as quatro habilidades comunicativas: ouvir, falar, ler e escrever.

Ele classifica o participante em um dos sete possíveis níveis de aprendizagem da Plataforma, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência: A1 menos, A1 e A2 (nível iniciante); B1 e B2 (nível intermediário); e C1 e C2 (nível avançado).

Dúvidas e informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail: relacoes.internacionais@ifmt.edu.br.

Sobre o Centro de Idiomas

A política de Centro de Idiomas tem por finalidade viabilizar condições para aprofundar e consolidar as relações internacionais do IFMT em consonância com a DSRI, preconizando a formação inicial e continuada de sua comunidade, oportunizando formação linguística, cultural, acadêmica, científica e profissional, por meio de cursos, eventos, projetos e serviços afins, visando à preparação formal de cidadãos aptos a se comunicarem com fluência na língua-alvo desejada, em eventuais acordos de cooperação e de mobilidade acadêmica internacionais, tais como intercâmbios, pesquisas, produções acadêmicas, transferência de tecnologia, participação em eventos internacionais e demais oportunidades em que o uso de uma língua adicional e do letramento intercultural se façam necessários.

Saiba mais acessando o edital 43/2022 abaixo.