Depoimento do aluno Adson Henrique Barbosa, do IFMT Campus São Vicente

Publicado por: Reitoria / 20 de Dezembro de 2016 às 13:13

O aluno do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus São Vicente, Adson Henrique Barbosa, realizou estágio nos Estados Unidos por meio do convênio entre o IFMT e uma agência especializada em viagens técnicas de no agronegócio. Abaixo temos seu depoimento referente a suas experiências no processo de intercâmbio:

“Estudar nos Estados Unidos sempre foi um sonho para mim. Depois de muito pensar, tomei a inciativa de tentar um estágio no exterior, visto que era meu último ano de faculdade e eu precisava do estagio obrigatório e além disso aprimorar meu inglês. A CAEP se mostrou a alternativa mais adequada. Uma agência confiável que conduz todo o processo com muita responsabilidade.

Eu realizei meu estágio no estado de Massachusetts, numa fazenda de horticultura chamada Farmer Dave's. Foram os meses mais incríveis da minha vida. O que mais me marcou foi a receptividade dos americanos. Todas as pessoas que eu tive contato se mostraram muito amigáveis e eu realmente posso dizer que criei verdadeiros laços de amizades. Além disso, o estágio me proporcionou conviver com outros estagiários de diferentes partes do mundo (portugueses, georgianos, filipinos, vietnamitas, coreanos, colombianos, etc). Minha visão de mundo foi totalmente transformada. O estágio na fazenda me permitiu conhecer um novo modelo de agricultura, baseado não somente em quantidades e tecnologia, mas principalmente em lucratividade, diversidade e relação direta com o consumidor, algo não usual no Brasil.

Nos Estados Unidos tive a oportunidade de conhecer diversos lugares. New York, Boston, Harvard, etc. E eu não parei por aí. Consegui juntar um bom dinheiro, da bolsa estágio para viajar e com isso pude visitar Paris, Malásia e atualmente estou na Tailândia. Essa experiência transformou meu modo de enxergar o mundo e principalmente meu modo de enxergar os outros.”

Adson Henrique Barbosa