Edital Black STEM 2024

Publicado por: Reitoria / 5 de Abril de 2024 às 11:42

O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT. O Black STEM é um Programa de Bolsas de graduação exclusivo para estudantes negros(as) que tenham sido aceitos em universidades estrangeiras e em 2024 para cursos de graduação das carreiras STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática. Trata-se de iniciativa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social e parceria do BRASA. As inscrições podem ser realizadas até 15 de abril de 2024.

Além de uma bolsa de estudos para complementar o pagamento de despesas anuais de permanência (moradia, transporte, alimentação, materiais acadêmicos, mensalidades, entre outras), equivalente a até R$ 35.000 (trinta e cinco mil reais), as pessoas beneficiadas pelas bolsas Black STEM terão acesso a: Mentorias e workshops; Conexão com lideranças negras; Acompanhamento psicológico; Apoio ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais.

São pré-requisitos para participação no programa:

Se autodeclarar uma pessoa negra (preta ou parda);

Ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a);

Ter sido aprovada em cursos de graduação STEM em universidades estrangeiras, cujo início seja em 2024, ou estar em estágio avançado de processo seletivo;

Ter sido aprovada em algum programa de bolsas, integral ou parcial, da instituição onde irá estudar ou de outra fonte, ou estar em estágio avançado de processo seletivo.

Para saber mais e para realizar a inscrição, acesse:

Contato por e-mail:

programadebolsas@baoba.org.br