Em ação da DSRI, servidores recebem orientações para obter visto americano

Publicado por: Reitoria / 14 de Junho de 2023 às 17:04

Servidores da reitoria interessados em realizar uma temporada de estudos em uma das mais de 4.700 universidades dos Estados Unidos da América (EUA) tiveram um momento de orientações e esclarecimentos sobre a emissão do visto com os representantes da Embaixada Americana, Hilary Jacobs e Iuri Carvalho.

A ação foi coordenada pela área Internacional do IFMT, na terça-feira (13). Em 2016, o IFMT foi a primeira instituição da Rede Federal a contar com um escritório da Embaixada Americana, que está presente, hoje, em mais três Institutos Federais no país.

“Este é um espaço de prestação de serviços, um canal para facilitar e agilizar o acesso da nossa comunidade aos Estados Unidos,” lembrou o servidor João Felipe de Freitas. O docente atua como adviser (conselheiro), orientando servidores e alunos na elaboração de currículos, no preenchimento do formulário de aplicação do visto, entre outras ações de preparação para o intercâmbio após a obtenção do documento.

Alternando as falas, os representantes da Embaixada explicaram sobre os calendários de emissão de vistos, como preparar a documentação solicitada tanto para o primeiro quanto para a renovação. Eles também responderam a perguntas dos participantes e ressaltaram a necessidade de um diálogo com a universidade pretendida para conhecer os programas oferecidos.

“O visto é uma das etapas para entrar no país. É o primeiro filtro. Por isso, a sinceridade no preenchimento das informações do formulário e na entrevista é essencial,” esclareceu Iuri.

Para o agente consular, portar toda a documentação solicitada pelo escritório de imigração, bem como aquela referente ao período de estudos, emitida pela universidade americana é também importante para garantir o sucesso na entrevista e assegurar a entrada no país.

Em busca de escapar da fila de espera para a obtenção do visto de turismo, cuja validade é de 10 anos, a vice-cônsul Hilary sugeriu acessar o calendário no fim da tarde, quando ocorre a atualização do sistema e novas vagas são abertas, sendo possível realizar a mudança no agendamento sem custo adicional.

Confira, no anexo abaixo, as orientações detalhadas dos representantes da Embaixada Americana, além de links úteis para iniciar essa jornada.