Enem 2023: como usar as notas do exame para entrar em faculdades no exterior

Publicado por: Reitoria / 7 de Junho de 2023 às 13:23

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, é uma parte fundamental da vida acadêmica do Brasil — servindo para ingresso em diversas faculdades no Brasil através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições para a edição de 2023 da prova foram abertas pelo Ministério da Educação em 5 de junho. O Enem também permite pleitear financiamento estudantil em programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas o Enem também pode ser uma porta de entrada para universidades no exterior? A resposta depende de cada instituição e de cada país. Universidades de ponta no exterior costumam ter processos rigorosos de admissão em que o Enem não é levado em conta. Alguns países têm processos próprios semelhantes ao Enem, e não aceitam o exame brasileiro. É o caso da Alemanha, onde mesmo estudantes brasileiros precisam fazer o exame nacional do país, o Abitur. O Abitur é realizado em algumas escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O país onde o Enem é mais amplamente aceito como forma de ingresso é Portugal, devido a um acordo entre os governos dos dois países. Mais de 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte e notícia na íntegra: