Aluno de Logística do IFMT Várzea Grande participa de Programa de Verão da Yale

Publicado por: Campus Várzea Grande / 21 de Junho de 2022 às 18:34

O estudante do curso Técnico em Logísitca Integrado ao Ensino Médio do campus Várzea Grande, Kayke Gustavo Campos Morais, foi selecionado para participar de um programa de verão na universidade americana Yale, a 3ª instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos, na qual foram formados cinco presidentes e que está constantemente entre as 20 melhores do mundo, segundo os principais rankings universitários em 2022.

O Yale Young Global Scholars (YYGS https://globalscholars.yale.edu/) é um programa de verão de duas semanas oferecido pela Universidade de Yale https://www.yale.edu/, localizada em New Haven. É oferecido a jovens do ensino médio, que terão uma experiência acadêmica sobre diversos temas. Com atividades e aulas ministradas por professores da universidade, é uma oportunidade para os alunos se desenvolverem academicamente.

O processo de candidatura é um pouco complexo e semelhante ao processo das universidades em si

Para me candidatar, precisei criar uma conta no portal de candidatura do programa, preencher todos meus dados pessoais, indicar até três atividades extracurriculares, honras/méritos que eu havia ganhado e escrevi também algumas redações. Além disso, precisei que minha coordenadora, Saiani Zarista, enviasse no portal de candidatura o meu histórico escolar e ainda contei com a recomendação de dois professores", conta o discente.

O programa é pago, porém, oferece bolsas de estudos baseada nas condições financeiras de cada estudante. Para isso, é necessário enviar documentos que comprovem sua necessidade financeira e cada caso é avaliado individualmente.

Geralmente, o YYGS acontece de forma presencial, com as aulas sendo realizadas no campus da própria universidade, nos Estados Unidos. No entanto, devido à pandemia do Coronavírus, o programa será realizado de forma virtual neste ano de 2022. Kayke fará o curso com bolsa quase integral (99%), no período de 19 a 31 de julho.

Participar de um curso na universidade Yale: experiência valiosa e desafiadora

O que te motivou a participar e o que espera desse programa?

Resolvi participar pois vejo como uma grande oportunidade de aprimorar o inglês. Considerando que o programa é conduzido por professores de Yale, ter esse contato com nativos da língua é muito importante, além do fato de que jovens do mundo inteiro irão participar também, o que torna a experiência ainda mais valiosa e desafiadora.

Espero aumentar meu conhecimento acadêmico pois o curso para o qual fui aceito, "Solucionando Desafios Globais", é um curso interdisciplinar que trata de diversos tópicos importantes na sociedade contemporânea, como sustentabilidade, inteligência artificial, saúde global e etc, com abordagens sobre como podemos usar os mais variados recursos para solucionar problemas que estamos enfrentando agora no século XXI.

Conte um pouco sobre você e os seus objetivos:

Sou uma pessoa muito sonhadora. Desde 12 ano sonhei em fazer um intercâmbio ou estudar fora. Achava isso o máximo, porém era fora da realidade da minha família e apenas um sonho distante de ser realizado. Contudo, venho estudando inglês, tendo em mente que um dia, caso tivesse a chance de me aventurar mundo afora. já estaria preparado.

Hoje, após receber o resultado do programa, olho para trás e sinto orgulho de ter me preparado. Meu esforço me trouxe até aqui e espero que ainda me leve mais longe. O programa, para mim, significa o começo de uma longa trajetória. Sonho em conseguir a aprovação em uma universidade no exterior e ser aceito em um programa de uma das melhores universidades dos Estados Unidos me dá esperanças para continuar nessa trajetória.