Estudante do IFMT é selecionada para Oportunidades Acadêmicas, do EducationUSA

Publicado por: Reitoria / 16 de Março de 2021 às 13:27

Oferecido há mais de dez anos pelo EducationUSA, órgão oficial do governo americano para estudos nos Estados Unidos, o “Oportunidades Acadêmicas” apoia estudantes qualificados mas sem condições financeiras para ingresso em universidades americanas. Durante a candidatura para programas de graduação, o objetivo é fazer com que os estudantes consigam admissões com bolsas de estudo integrais em universidades nos Estados Unidos.

Desde sua criação, em 2006, o programa já auxiliou mais de 300 alunos e é oferecido em duas modalidades: para alunos do ensino médio interessados em fazer graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).

A seguir o relato da estudante Kimberly Dutra (foto), estudante do IFMT, que foi selecionada para o programa Oportunidades Acadêmicas:

“Ser selecionada no programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA foi consequência de um trabalho árduo que comecei a desenvolver quando, com a aprovação no IFMT, um mundo de oportunidades surgiu para mim. Agarrei cada uma delas com perseverança, participando de vários projetos de extensão e pesquisa, me dedicando ao estudo e consequentemente aprimorando meu perfil acadêmico.

No início do ano de 2020, participei do programa Jovens Embaixadores e tive a oportunidade de passar 3 semanas nos EUA, me desenvolvendo pessoalmente, intelectualmente e profissionalmente, ampliei meus conhecimentos culturais e aprendi muito sobre empreendedorismo social. Essa experiência foi essencial para idealização do projeto social que fundei, o qual se chama MINERVE-SE e visa democratizar o acesso a livros assim como incentivar a leitura.

Devido ao meu constante interesse em relações internacionais, fui convidada para trabalhar na área internacional do meu campus, desenvolvendo projetos culturais e divulgando o mundo de oportunidades acadêmicas no exterior, que é desconhecido por muitos estudantes. Minha maior motivação ao aceitar o convite foi a ideia de que poderia mudar a vida de alguém, assim como a minha mudou com as oportunidades que pude usufruir.

Sinto-me realizada em dar mais um passo em direção a conquista de uma meta que tracei quando ainda era uma criança – estudar nos EUA. É surreal como uma porta abriu várias outras para mim. O que sinto com essa aprovação pode se resumir a uma palavra: gratidão.”

O EducationUSA é uma rede global com mais de 400 centros de orientação, afiliados à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem 40 centros EducationUSA que tem a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior dos EUA. Em Mato Grosso, o escritório está localizado no Instituto Federal de Mato Grosso. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail:

educationusa@ifmt.edu.br