Estudante do IFMT Várzea Grande é selecionada de Mato Grosso para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Publicado por: Reitoria / 2 de Outubro de 2020 às 12:49

O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Este ano, quatro estudantes do IFMT ficaram entre os(as) pré-selecionados(as) do estado e a selecionada foi a estudante de DCC do campus Várzea Grande, Isabelly Pereira Domingos.

Segundo Isabelly, "Tive a oportunidade de ser convidada pelo William (coordenador da Seduc) a conhecer o projeto [o PJB] e me interessei logo de cara, pois era uma oportunidade de sair da minha zona de conforto, expor minhas ideias e participar de uma experiência que eu tinha certeza que iria me agregar muito conhecimento".

O resultado final do processo seletivo foi divulgado no dia 18 de setembro no portal www.camara.leg.br/pjb, quando foram conhecidos os 78 jovens deputados e deputadas do PJB 2020, entre eles, Isabelly. A proposta feita por nossa Jovem Deputada que foi selecionada para representar o MT no PJB 2020 foi um projeto de lei que "Determina a remoção, ou alteração de monumentos que ofendem e difamam os atuais interesses sociais, revisando estátuas que tenham cunho racista ou genocida e dá outras providências".

Segundo Wictória Eloá Gomes Pereira, da Assessoria Administrativa e Mobilidade Internacional do IFMT, "A temática deste projeto de lei vem ao encontro de uma luta que perdura por séculos e que voltou a ganhar mais visibilidade em 2020, a igualdade material entre todas as pessoas sem qualquer distinção, assim como assegura a nossa Constituição Federal". Para ela, "Ressignificar heróis nacionais, ou aqueles postos como tais, é uma das maneiras de se lutar contra o racismo que permeia as relações sociais".

Isabelly Domingos relatou que ficou bastante impressionada quando soube que foi selecionada: "Eu havia entrado em contato com a última deputada jovem que representou o estado de Mato Grosso e ela parecia muito mais madura e politizada do que eu". Para a mais nova parlamentar juvenil, "Os outros pré selecionados, que tive o prazer de conhecer, eram incríveis e apresentaram projetos tão necessários quanto o meu, então, não imaginei que eu seria selecionada, mas adianto que é uma honra participar da simulação e representar meu estado junto com outros adolescentes tão sensacionais".

A estudante explicou que teve um curto espaço de tempo para elaborar seu projeto de lei "e, na época, o movimento Black Lives Matters era um assunto muito discutido; Sempre fui interessada pelo assunto, o movimento racial era algo que sempre fez parte da minha vida". Então, "Quando estava pensando no tema do meu projeto, procurei alguns amigos que me ajudaram, eu curso desenho de construção civil no IFMT e tenho interesse em me formar em arquitetura, e minha colega de classe, Luiza Amaral, me deu a ideia de pegar meu curso e aplicar ao movimento racial".

Seus planos, a partir de agora, inclui "Reestruturar meu projeto, principalmente". "O curso que a câmara dos deputados oferece, começa na semana que vem. Com isso, pretendo melhorar meu projeto, e meu argumento para defendê-lo. Ando me dedicando bastante no assunto para estar à altura dos outros deputados jovens", finalizou Isabelly.