IFMT busca oportunidades de parcerias e investimentos em exposições e encontros nos EAU - Dubai e Abu Dhabi

Publicado por: Reitoria / 4 de Março de 2022 às 08:39

A participação do Instituto Federal de Mato Grosso na delegação do estado de Mato Grosso, que teve como principal programação a visita às exposições Gulfood e Expo 2020 – Dubai e encontros com instituições governamentais dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e que buscou oportunidades de parcerias e investimentos foi considerada exitosa.

“Entendo que a participação do IFMT, a convite do Governo do Estado de Mato Grosso, cumpriu o propósito inicial de abrir novas fronteiras à Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Mato Grosso e do Brasil” avaliou o chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento da Avaliação de cursos do IFMT, Adriano Breunig.

Segundo ele, a oportunidade se mostrou favorável para o IFMT pela possibilidade de conhecer as tecnologias, necessidades e prioridades em que a instituição poderá articular participação por meio de ensino, extensão, pesquisa e inovação.

“A oportunidade se mostrou ainda mais ampla pois o IFMT foi a única Instituição de Ensino participante da comitiva de Mato Grosso, tendo todas as atenções voltadas para a nossa instituição”, observou Breunig.

Ele explicou que a agenda foi bastante intensa ocorrendo a primeira participação já no dia 16 de fevereiro de 2022, no evento Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, onde a delegação se reuniu com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para tratar sobre a expansão do mercado das proteínas animal e vegetal, produzidas no Estado de Mato Grosso, para os Emirados Árabes Unidos.

Dentre todas as agendas ficou evidenciada “a grande abertura dos EAU para parcerias com o IFMT, principalmente em ações voltadas para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia em geral, mas imprescindivelmente em ciência e tecnologia de alimentos. Abrimos um canal de comunicação com um dos mais ricos mercados asiáticos. ”

Breunig ressaltou que os EAU tem como prioridade o desenvolvimento na produção de alimentos, um dos carros chefes do IFMT, que possui, atualmente, onze cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Agronomia, Alimentos e Zootecnia, com destaque para o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos com mais de uma década em funcionamento.

Tanto as instituições brasileiras quanto dos EAU com as quais foram mantidos contato tem interesse tanto em parcerias para preparação de colaboradores quanto na contratação de profissionais para atuar no Brasil e nos EAU o que abre um universo de possibilidades para servidores (docentes e TAE’s) e estudantes.

“Por fim entendo que a participação na delegação certamente é um marco na história do IFMT, sendo necessário parabenizar o reitor, prof. Dr. Júlio Cesar dos Santos pela atitude visionária de aceitar participar e enviar um representante”, reconheceu Breunig.

Fonte: DECOM - IFMT