IFMT Cuiabá Octayde recebe estudantes intercambistas da França e Alemanha

Publicado por: Campus Cuiabá / 29 de Agosto de 2023 às 15:53

Este mês, o Campus Cuiabá Octayde recebeu dois novos intercambistas da Europa, por meio da AFS Cuiabá em parceria com a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT. Os estudantes, que são da França e Alemanha, já estão inseridos nos cursos técnicos integrados em Agrimensura e Eletrônica, respectivamente.

A presença deles foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a AFS Intercultura Brasil. O primeiro a chegar foi o francês Terence Michel, de 17 anos, que desembarcou no dia 7 de agosto.

Ele conta que sua experiência na cidade tem sido muito diferente da sua vida no país de origem. “Estou gostando muito. É muito diferente do meu país, mas é legal. O que mais gosto do Brasil é a comida, a "coxinha", minha favorita, e também as pessoas que são muito educadas. Todos me tratam muito bem, pois na Europa não costumam cumprimentar os desconhecidos e serem tão amigáveis como aqui”, destacou.

“Espero ser capaz de aprender a falar português rápido e conhecer ainda mais a cultura local. Eu gosto dos meus colegas porque são todos muito abertos e querem falar comigo. Com certeza recomendo essa experiência de realizar um intercâmbio, porque dá a oportunidade de aprender novos idiomas e, ao mesmo tempo, traz muita maturidade”.

Já para Mauro Brunner, de 15 anos, estudante da Alemanha, a oportunidade tem tudo para ser incrível e transformadora em sua vida. “Eu espero ter a melhor experiência possível este ano aqui, acho que me ajudará a descobrir mais sobre mim mesmo, de autoconhecimento e autocontrole, porque futuramente quero ser um médico e isso pode ser útil na minha vida”, ressaltou.

“O maior desafio aqui, com certeza, é o calor, mas estou gostando muito de tudo. Gosto das pessoas, da escola, minha host family e da cultura. Eu realmente tenho curtido quase tudo, com exceção da temperatura, mas já estou me acostumando com isso e tendo um ótimo momento aqui”.

Mauro conta ainda que está animado para fazer capoeira e samba. “Sou dançarino de breaking e planejo me envolver um pouco com a dança brasileira, principalmente a capoeira e o samba, que conheci através da televisão, assistindo a Olimpíada do Rio 2016”, complementou.

Tradução livre: Gustavo Peterle