IFMT entrega certificados de curso Práticas Agropecuárias: Capacitação para Formadores de Guiné-Bissau

Publicado por: Reitoria / 18 de Outubro de 2022 às 16:58

Na manhã desta segunda-feira (17/10), o IFMT realizou uma cerimônia virtual de entrega de certificados do curso “Práticas Agropecuárias: capacitação solidária para formadores de Guiné-Bissau”, um projeto de extensão do campus São Vicente em parceria com a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), para qualificação de profissionais do país africano.

A entrega aconteceu de maneira híbrida com a entrega no salão de eventos do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) de Guiné-Bissau contando com a presença de representantes daquele país, dos 24 estudantes e de representantes do IFMT de maneira virtual.

Ofertado em quatro módulos no formato online, o curso durou um ano e buscou qualificar profissionais socialmente vulneráveis de Guiné-Bissau para que sejam capazes de exercer atividades técnicas com habilidades e competências que lhes permitam disseminar o conhecimento e a solução de problemas na área de produção e transformação vegetal e animal.

O projeto foi coordenado pela professora Dra. Poliana Fernandes de Almeida e dos 30 alunos ingressantes 24 deles se formaram e receberam seus certificados.

Como tudo começou

O contato teve início com Joaquim Correia, presidente da Associação “No Djuda no Ermons” que possui o acordo internacional com o IFMT, foi um dos alunos e também auxiliou na organização do curso no país africano.

“Fiquei emocionada com as palavras dele, ao contar a história do seu povo em Guiné-Bissau e todas as adversidades enfrentadas, solicitando humildemente e de forma emocionada, o único bem que ninguém pode tirar de ninguém, o conhecimento. Pude enxergar ali um homem de muita coragem, determinado a melhorar a situação do seu povo”, explicou Poliana Fernandes.

Além do conhecimento técnico, o curso contribuiu para que cerca de 82% dos cursistas se engajassem com ações comunitárias desempenhando um papel ativo no ambiente em que estão inseridos. “Essas ações incluem a participação em cooperação de produtores, grupos de agricultores, associação, cargos políticos, entre outros”, destaca Poliana.

“Tenho a convicção de que viabilizamos uma relação transformadora, educativa, cultural e científica de construção do conhecimento de ambas as partes”, afirmou Marleide Araújo, uma das professoras responsáveis pelo curso.

Poliana agradeceu a participação dos profissionais comprometidos com o projeto. Foram 12 alunos de graduação e 26 professores, sendo 19 do IFMT e sete professores externos, que “diante de desafios e tantas ocupações em suas vidas, decidiram doar seu tempo, seu talento e seu conhecimento em um trabalho voluntário que é, sem dúvida, uma das maiores demonstrações de amor pela humanidade”.

“A Extensão saiu dos portões da instituição e não foi bem ali do lado, ou acolá. A Extensão ousou e foi até outro país, onde fomos chamados para desenvolver o curso”, reforçou a docente Marleide.

Multiplicação de conhecimento

Representando o reitor Julio César dos Santos, o professor Leone Covari afirmou que o IFMT cumpriu uma parte importante da sua missão como atividade de ensino.

“Essa extensão a vocês aí em Guiné Bissau é o que possibilita ao Instituto Federal cumprir nossa missão. Os países da língua portuguesa estão no nosso radar, conversamos com outros atores aqui no Brasil, a Organização da Cooperativas Brasileiras também tem interesse na participação junto a vocês em Guiné Bissau, isso abre outras possibilidades de convênios”, pontuou Leone.

O docente destacou, ainda, a experiência do voluntariado de professores, de servidores e de alunos fazendo um trabalho para atender os estudantes africanos.

“Quero colocar o Instituto Federal à disposição de vocês, para continuar construindo, vamos colocando uma semente de cada vez. E é bom participar desse momento de colheita. Uma semente plantada em 2018, 2019, frutificou e produziu. Então, Guiné-Bissau o Instituto entrega a vocês um certificado, mas muito mais do que um papel, a multiplicação de conhecimento. Deixo abertas as portas para uma reunião presencial aqui ou em Guiné Bissau, para continuar construindo essa parceria no futuro”.

O pró-reitor de extensão, Marcus Taques observou que os requisitos da extensão foram cumpridos nesse projeto.

“Extrapolamos o oceano levando nosso conhecimento nosso para além-mar, para a comunidade e Guiné Bissau, que muito nos honra e alegra. Ressalto o protagonismo e o envolvimento dos nossos estudantes. Foi um longo curso, mais de 400 horas, algo bem robusto. Parabenizo os alunos de Guiné Bissau e registro o desejo de conversar mais e fazer outras frentes. Estamos animados para levar frentes para aí.”

Participaram da cerimônia representando o reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos, o diretor de Planejamento, professor Leone Covari, a assessora pedagógica Zulaica Z. Embassa, representando o Ministro de Educação, Ensino Superior e Investigação Científica de Guiné-Bissau, Timóteo Saba M’bunde, o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, o diretor de Relações Internacionais, professor Willian de Paula, o diretor-geral do Campus São Vicente, professor Lívio dos Santos Wogel, o diretor de Ensino do Campus São Vicente, professor Victor de Noronha, a coordenadora do curso, professora Poliana Fernandes de Almeida, a professora Marleide de Oliveira Araújo, entre outros docentes do curso.