IFMT firma parcerias internacionais em alimentos, linguagens e empreendedorismo

Publicado por: Reitoria / 27 de Novembro de 2023 às 15:04

Os acordos contemplarão estudos nas áreas de alimentos, linguagens, empreendedorismo, artes e teatro

Uma missão internacional na Europa possibilitou ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estabelecer acordos e parcerias com instituições de ensino portuguesas, espanholas e francesas neste mês de novembro.

Esta foi a avaliação da diretora de Relações Internacionais, Sônia Regina Guimarães da Fonseca, depois de participar de diversas reuniões técnicas, no período de 6 a 15. O objetivo é fortalecer os laços acadêmicos e culturais entre o IFMT e instituições educacionais europeias, facilitando, assim, o intercâmbio de conhecimento e experiência.

A missão iniciou com uma reunião com o presidente para a Cooperação e Estudantes Internacionais do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Fernando Melício, e a dirigente do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica do IPL, Cristina Marques.

Foi negociada a assinatura de um acordo de cooperação nas áreas de artes, teatro e comunicação, assinado pelo reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos e pelo presidente do IPL, Elmano da Fonseca Margato.

Na Universidade de Salamanca (USAL) o IFMT estabeleceu, no dia 07, um acordo de cooperação abrangendo mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes, publicações conjuntas, projetos de pesquisa e atividades acadêmicas e culturais.

O acordo foi assinado pelo vice-reitor de Relações Internacionais da USAL, Raúl Sánchez, e o reitor do IFMT.

Em reunião técnica na Escola Agrária do Instituto Politécnico de VISEU (ESAV), foi discutido o acordo de dupla titulação do mestrado em alimentos com a Profª Maria João Cunha Silva Reis Lima.

Na Universidade de Beira Interior (UBI) o foco foi a dupla titulação e a oferta de cursos de empreendedorismo de curta duração.

“Projetos como a implantação de um curso de Inteligência Artificial no IFMT, para dupla titulação com a UBI, foram delineados, solidificando a parceria,” destacou a diretora Sônia.

Na Universidade Paris Nanterre, instituição pública localizada em Paris aconteceram as discussões para a assinatura de um acordo de cooperação na área de estudo de idiomas com a responsável pelas parcerias e projetos Audrey Pecoste.

Encerrando a Missão, uma reunião na Universidade de Sorbonne abordou temas relacionados ao estudo da língua francesa e cursos focados em intercâmbios nas áreas de artes e teatro.