IFMT fortalece laços com a China por meio do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2023 às 16:20

Iniciativa representa um importante passo para o IFMT e as instituições envolvidas na busca por intercâmbios acadêmicos e científicos

O Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat), que engloba as Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (IPES), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), recebeu, no último dia 23/06, uma delegação da Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU), em Cuiabá/MT.

O encontro, que aconteceu entre reitores, pró-reitores e toda a comitiva do SCAU, teve como objetivo promover o conhecimento mútuo entre as instituições e seus respectivos projetos. Na ocasião, representando o reitor, Julio César dos Santos, a pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt, apresentou o IFMT e o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Epaminondas de Matos, explanou sobre as pesquisas agrícolas realizadas na instituição.

À noite, no Teatro da UFMT, foi realizada a inauguração oficial do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola, com a presença do diretor-executivo do IFMT, Cristovam Albano da Silva Júnior. Para o diretor, essa iniciativa representa um importante passo para o IFMT e as instituições envolvidas na busca por intercâmbios acadêmicos e científicos, fomentando a cooperação internacional e contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas de língua chinesa e desenvolvimento agrícola.

Diretor Executivo do IFMT, Cristovam Albano da Silva Júnior, e Vice Presidente da SCAU, Qiu Rongliang

A Diretora de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães da Fonseca, destaca a importância dessa parceria e inauguração para o IFMT.

"A inauguração do Centro de Língua Chinesa e, principalmente, essa parceria com a SCAU na área de pesquisa agrícola é um marco. Reforça o que já estávamos realizando com a China há alguns anos. Até então, tínhamos alguns trabalhos pontuais, mas agora isso terá uma proporção maior, não apenas com nossos pesquisadores indo para a China, mas também recebendo pesquisadores chineses no IFMT”.

Sônia Regina explica que o Centro de Língua Chinesa terá sua sede na UFMT, visando atender a todos, e também haverá algumas aulas ministradas no IFMT.