IFMT integrou missão do Conif de aproximar Rede Federal de instituições colombianas

Publicado por: Reitoria / 19 de Fevereiro de 2020 às 09:13

Intercâmbio de boas práticas, mobilidade de estudantes e servidores, realização de pesquisas conjuntas e fortalecimento do ensino dos idiomas português e espanhol. Esses foram os objetivos da missão promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de 2 a 8 de fevereiro, na Colômbia. A Diretora Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, integrou a missão do Conif.

Na capital, Bogotá, os integrantes da missão de prospecção visitaram as seguintes instituições: o Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco), onde também se reuniram com o embaixador do Brasil na Colômbia, Luis Antônio Balduíno; a Fundación  Universitária del Área Andina (Areandina), na qual houve a oportunidade de estabelecer contato e discutir perspectivas de cooperação com diversas outras instituições colombianas; o Servicio Nacional de Aprendizaje (SENA); a Corporación Tecnológica Industrial Colombiana (TEINCO); o Ministério da Ciência e Tecnologia da Colômbia e a Universidad de La Rioja. Já em Medellín, segunda maior cidade do país, conheceram o Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín (ITM); o Tecnológico de Antioquia (TdeA); a organização Tecnnova e o Centro de Inovação e Negócios Ruta N.

A expectativa é que o diálogo entre o Conif, a Rede Federal e as instituições estrangeiras seja aprofundado e, por meio da elaboração e implementação de planos de trabalho, diversas ações se concretizem a curto, médio e longo prazos. Para tanto, reuniões estão sendo marcadas para dar prosseguimento às tratativas iniciadas na Colômbia.

Integraram o grupo da parte do Conselho, o atual e o futuro presidentes, Jerônimo Rodrigues da Silva e Jadir Jose Pela, o secretário executivo, Alexandre Bahia, o coordenador de Relações Internacionais, João Paulo Rotelli. Compuseram também a missão reitores, pró-reitores e representantes do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter).

Colômbia – A aproximação com instituições de países da América do Sul figura dentre os objetivos estratégicos do Conif. A Colômbia é tida como um dos países prioritários na região, pois o Conselho e as instituições da Rede Federal já possuem um histórico de proximidade devido a atuação em fóruns internacionais como o Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) – um dos institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – e a Organização Universitária Interamericana (OUI-OIHE). O país também é referência regional em temas educacionais, como internacionalização e multilinguismo.

Bárbara Bomfim/Assessoria de Comunicação/Conif
com informações da Ascom/Reitoria/IFMT