Instituto Tecnológico da Colômbia recebe propostas de professores da Rede Federal para cursos em conjunto

Publicado por: Reitoria / 30 de Junho de 2021 às 13:53

Os docentes do IFMT que estejam interessados em apresentar propostas de cursos conjuntos (IFMT – Tecnológico de Antioquia) têm até o dia 7 de julho para manifestar interesse. Desse modo será trabalhado em conjunto com professores vinculados ao Tecnológico (TdeA). Os cursos deverão ser oferecidos para estudantes brasileiros e colombianos. Trata-se da realização de um curso Collaborative Online International Learning (COIL, sigla em inglês), que proporciona aprendizagem colaborativa numa perspectiva internacional, por meio de plataformas on-line.

Caso os professores tenham interesse na iniciativa, mas não se enquadrem nos temas/disciplinas listados, há possibilidade de sugerir uma colaboração que tenha similaridade com a oferta educativa do TdeA. Pretende-se que as atividades sejam feitas em português e em espanhol, por meio de plataforma EaD. A princípio, as turmas poderão ser de aproximadamente 35 alunos entre brasileiros e colombianos.

Os cursos conjuntos colocam especial ênfase no processo colaborativo desenvolvido entre professores e estudantes das Instituições de Ensino Superior ou outras entidades participantes, através de estratégias e ações conjuntas. A seguir, propostas de áreas de conhecimento e de suas disciplinas para a realização de Cursos Conjuntos no período 2021/2 divulgado pela Diretoria de Internacionalização do Tecnológico de Antioquia (TdeA), da Colômbia.

Profissional em Criminalística: Computação forense; Biologia Forense.

Histocitotecnologia: Tecidos e dispositivos para transplante e implantação.

Direito: Lei processual; Dogmática Criminal; Direito Processual de Direitos Humanos; Bens; Constitucional; Fundações Quantitativas; Direito Processual Administrativo; Direito Administrativo I; Direito Administrativo II.

Educação e Ciências Sociais: Metodologia de Pesquisa; Teorias e Modelos Curriculares; Paradigmas e teorias pedagógicas.

Licenciatura em Literatura e Língua Espanhola: Literatura Lírica; Literatura narrativa; Literatura Dramática.

Psicologia: Psicologia Dinâmica (Psicanálise); Seminário em Psicologia Clínica; Psicopatologia; Ética profissional; Psicologia Jurídica; Psicologia Forense; Família; Trabalho de Graduação (Pesquisa); Infância e adolescência; Psicologia Idade Adulta e Envelhecimento; Psicologia Cognitiva; Psicologia Social e Comunitária; Neuropsicologia; Intervenção de grupo; Intervenção em psicologia educacional.

Os docentes interessados em propor cursos com o método de aprendizagem colaborativa on-line devem enviar as propostas para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), até às 18h do próximo dia 7 de julho de 2021, através do formulário https://forms.gle/USvtouiu56gMzkA66 . Observando que a submissão da proposta não garante a realização do curso.