Jovem Embaixador do IFMT relata suas experiências

Publicado por: Reitoria / 24 de Maio de 2016 às 08:56

Jorge de Alencar Palomares foi estudante no Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá e foi Jovem Embaixador na edição de ouro do programa, devido ao dez anos de existência da iniciativa, em 2012. Por influência da jovem Embaixadora Michele Bueno, que na época também era estudante do IFMT, participou do programa.

Na sua primeira inscrição não foi selecionado, mas participou do English Emmersion Program EIP em 2011. O evento aconteceu em Brasília e nele Jorge teve a oportunidade de realizar uma imersão na cultura americana. Em 2011 ele participou do processo seletivo para o Programa Jovens Embaixadores e em 2012 realizou sua viagem para os Estados Unidos.

Experiência durante a participação no Programa Jovens Embaixadores

Ele passou uma semana em Washington D.C., onde teve a oportunidade de visitar pontos turísticos, tais como Washington Memorial, Museus Simthsonian, Capitólio e Lincoln Memorial. Além disso, participou de Workshops sobre liderança e sobre cultura americana e na segunda semana ficou em Charlotte, na Carolina do Norte.

Um grupo de quarenta e cinco pessoas foi dividido para realizar atividades em cinco cidades diferentes. Cada Jovem Embaixador viveu com uma família americana, participou de aulas na high school e fez trabalho voluntário (separar roupas, separar comida e limpar terrenos baldios são alguns exemplos) em conjunto com ONGs locais.

Dentre as experiências mais marcantes para Jorge de Alencar Palomares está a participação em um encontro de estado com a Hillary Clinton, a observação da cultura americana e o estudo da língua inglesa nos Estados Unidos.

Experiências Internacionais Posteriores ao Programa Jovens Embaixadores

Posteriormente, o Jovem Embaixador recebeu newsletter do Education U.S.A. e participou de processos seletivos propostos. Realizou as provas TOEFL e SAT e, com isso, conseguiu a aprovação em três universidades americanas. Mas, em função do valor da bolsa, prosseguiu seus estudos de nível superior na Universidade Federal de Mato Grosso. Segundo Jorge, alguns Jovens Embaixadores ganharam bolsas para estudar na França e em Universidades americanas para programas de verão.

Trabalho voluntário

É importante que o trabalho voluntário tenha uma continuação. Atualmente Jorge Palomares realiza esse tipo de trabalho na AISEC e na igreja. A primeira instituição promove intercâmbio social e profissional em cento e vinte e seis países, procurando desenvolver liderança.

As atividades voluntárias que permitiram que o Jovem Embaixador participasse do Programa foram realizadas na igreja e consistiam em realizar coleta de alimentos, presidir reuniões e organizar programações para jovens. Ele considera importante comentar isso porque são atividades acessíveis para os jovens, bem como para desmistificar a ideia de que o Programa Jovens Embaixadores seja de acesso muito difícil.

Etapas para a participação no programa

Jorge comentou que passou por quatro etapas principais para realizar esse intercâmbio. O processo de seleção para o Programa Jovens Embaixadores mostra a importância do domínio da língua inglesa.

1ºInscrição no site do Programa Jovens Embaixadores

Onde se avalia as condições do inscrito para participar.

2º Documentação

Preenchimento de formulários e de informações pessoais, bem como é a etapa onde verifica a realização de trabalho voluntário.

3º Prova Escrita

Há perguntas subjetivas que o inscrito deve responder em inglês.

4º Prova Oral

O inscrito deve responder a perguntas em inglês e oralmente.

Depois da realização dessas etapas a SEDUC, que é parceira do Programa Jovens Embaixadores, manda a documentação para Brasília. Posteriormente é realizada a análise de perfil e a seleção do jovem para a participação no programa.

Foco do Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores deseja promover intercâmbio educacional e cultural para jovens líderes que não tenham condições financeiras. Ele pode ser considerado uma forma de reconhecimento pelo trabalho social prestado pelo jovem.

Como participar:

Para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017: