início do conteúdo

Palestra da DSRI no IFMT Campus Barra do Garças

Publicado por: Reitoria / 1 de Novembro de 2019 às 09:45

Está acontecendo visita nos diversos campi do IFMT por parte da diretoria sistêmica de relações internacionais. Dentre os campi visitados estavam o da cidade de Barra do Garças. Atualmente os seguintes servidores atuam como Embaixadores da área internacional: Renata Lopes; Ana Paula da Silva; Deniza Adorno; Elisângela Kipper; Joelias Jr.; Natascha Gomes; Rafael Nunes; Raquel Carvalho. Segundo Kimberly Dutra, estudante do Ensino Médio, Embaixadora-Mirim e Jovem Embaixadora 2020:

 A Palestra da diretoria sistêmica de relações internacionais do IFMT, que ocorreu no dia 08 de outubro em meu campus (Barra do Garças) foi de grande importância não apenas para a divulgação do edital 99/2019, mas também para motivação de vários estudantes que acreditavam não ter potencial suficiente para concorrer por algo do tipo, mostrando-os que é possível e que as chances são altas. Além disso, a própria DSRI foi divulgada, tornando-se mais conhecida. Entretanto, creio ser importante ressaltar que a palestra serviu também para valorização do trabalho de toda a área internacional da instituição, hoje composta por servidores e alunos. Ademais, estudantes que vinham se destacando por demonstrarem grande interesse nas relações internacionais foram presenteados e nomeados Embaixadores-mirins, surpreendendo a todos, Inclusive a mim, que estava dentre esses. Portanto, manter a DSRI próxima dos alunos é essencial uma vez que traz benefícios para ambas as partes.

De acordo com a estudante de Ensino Médio Fernanda Liberal e 1ª Embaixadora-Mirim do campus a iniciativa de realizar uma palestra do campus ajudou a divulgar a área internacional do IFMT:

"Foi a primeira vez esse ano que nós, como equipe da Área Internacional do campus, nos apresentamos oficialmente para os alunos, e acredito que muitos deles, assim como eu antigamente, nem sabiam que isso existia ou quem fazia parte ou mesmo para quê servia. A presença da prof. Sônia, como diretora da DSRI, reforçou ainda a ideia que é uma coisa séria, que faz as coisas acontecerem e não é nenhum projeto ou qualquer coisa do tipo fantasioso ou utópico. Em suma acredito que a palestra tenha significado a abertura de uma nova perspectiva para os alunos interessados na internacionalização."

Segundo a Acadêmica do curso Tecnólogo em Gestão Pública,Fran Costa, a palestra tratou de um tema importante pois "Ficamos lisonjeados com a presença  da professora Sônia Regina, Diretora Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, que nos privilegiou com à palestra que foi de suma  importância pra nosso campus, esperamos recebê - la novamente em breve." 

O embaixador-mirim Samuel Barbosa, que é estudante do Ensino Médio comenta sobre a importância das ações internacionais no âmbito do IFMT:

"A palestra da DSRI foi uma surpresa pra todo mundo, ainda mais pelo fato de contar com a presença da própria Diretora do departamento, mostrando assim a seriedade e o compromisso da mesma para com a área internacional. A palestrante foi sensacional ao engajar e entreter a plateia com o tema, quebrando assim aquele aspecto ‘chato’ de palestra. A conversa, por assim dizer, foi muito estimulante e inspiradora, apresentando as experiências de alunos do próprio IFMT que conseguiram participar de intercâmbios, assim também como apresentou a oportunidade de intercâmbio para Salamanca e planos futuros do departamento. Desta forma, a palestra inspirou estudantes, que almejam por uma experiência internacional, a participarem de editais e ficarem atentos a novas oportunidades futuras.

Todo o ocorrido só foi possível graças à área internacional do campus Barra do Garças, juntamente com a DSRI, pois sua equipe capacitada e bem estruturada é que fomenta a maior parte do engajamento dos estudantes com atividades relacionadas a área internacional. Foi também por essa mesma equipe, que o campus Barra do Garças foi o 2° campus que mais enviou candidaturas, 13 no total, para o edital de Salamanca.

Todas essas ações e outras não citadas, só foram possíveis devido a essa equipe de servidores, e que agora também conta com vários discentes, os embaixadores-mirins, que dispõem de seu tempo para melhor estruturar a área internacional e fomentar sonhos e esperanças nos alunos, sonhos que já estão se tornando realidade, e que são as primeiras conquistas, de várias que virão.".

Segundo o servidor e Embaixador da Área Internacional, Joelias Jr, possibilitou aproximação com o setor referente a área internacional do IFMT:

"A presença da DSRI no campus possibilitou a nós membros da comissão, demais servidores e alunos nos aproximarmos deste departamento e perceber o quão palpável é o trabalho realizado. Para os alunos também foi um momento de motivação e de percepção da importância do intercâmbio em suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, possibilitou iniciarmos uma conversa pedindo que seja também oportunizado intercâmbio cultural e profissional para os servidores, inclusive para aqueles que não são professores de línguas."

Para Lauanda Ribeiro, estudante do Ensino Médio e Embaixadora-Mirim do campus, a palestra também serviu como fonte de inspiração para os estudantes.

"No dia em que a palestra sobre a área internacional foi realizada, embora houvesse muitas pessoas tímidas, foi importante para sabermos a função dessa área no instituto, e até mesmo a existência, que até a palestra não era conhecida por muitos, além da inspiração que pude ter graças a história contada pela profa. Sônia do garoto que apesar das dificuldades conseguiu viajar e conseguir oportunidades.”.

Para o estudante Rony Zingler, que é  acadêmico do curso Tecnólogo em Gestão Pública no campus, foi uma forma diferente de esclarecer dúvidas. Segundo ele:

"Ter a presença da DSRI (Cuiabá) para tirar nossas dúvidas sobre os intercâmbios, e sobre as informações que nos deixaram foi ótimo pra mim, que pretendo fazer um intercâmbio até o final do meu curso, muitas dúvidas que eu tinha foram tiradas pelos professores, tenho certeza que foi de muito bom proveito para nós do campus de Barra do Garças a presença do grupo. Tiraram todas nossas dúvidas e deixaram nosso dia letivo muito interessante."

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT