Professora do IFMT participa de produção de livro com IFAL sobre ensino de língua espanhola, a convite da embaixada

Publicado por: Reitoria / 23 de Fevereiro de 2022 às 07:55

A professora Flávia Karolina Lima do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), junto às professoras do Campus Maceió, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Edvânia Medeiros de Omena e Elaine dos Santos Sgarbi e o assessor técnico do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Xoán Calviño, elaboraram um livro que auxilia no desenvolvimento de materiais gratuitos de qualidade, para ensino de espanhol como língua estrangeira.

O livro tem como título "Píldoras de español: cultura en la clase de E/LE" e foi publicado pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil, no dia 13 de fevereiro. A obra aborda 10 países de língua hispânica e trabalha adequadamente as expressões culturais desses países.

Flávia Karolina Lima relata que o projeto nasceu a partir da página do Instagram @unapildoradeespanol. "O perfil foi criado assim que as aulas foram suspensas por causa da Covid-19. Nesse período eu estava atuando em exercício provisório no IFAL e em parceria com as professoras de espanhol, Elaine Sgarbi e Edvânia Medeiros, criamos a página para que pudéssemos manter o vínculo com os alunos".

A professora Flávia explica que, a partir disso, a página ficou conhecida e elas receberam o convite do assessor técnico do escritório da embaixada da Espanha, Xoán Calviño, que também é autor do livro.

"O livro é importante não só para os professores da área de língua espanhola, mas para todos que tem interesse em aprender sobre a cultura hispânica, porque apresentamos de forma sucinta elementos culturais desses países", ressalta Lima.

Segundo ela, o livro mostra os países latinos de forma não estereotipada, além disso, contribui para fortalecer a língua espanhola no Brasil, visto que se trata de uma língua muito importante principalmente porque o Brasil faz fronteiras com países hispânicos.

As professoras já estão trabalhando no segundo volume com previsão para publicação no segundo semestre de 2022. Nele haverá a continuação dos países hispânicos que estão faltando.

Confira o e-book "Píldoras de español: cultura en la clase de E/LE”:

Fonte: DECOM-IFMT