Programa Jovens Embaixadores 2024

Publicado por: Reitoria / 20 de Julho de 2023 às 10:31

O Programa Jovens Embaixadores (Youth Ambassadors, em inglês) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado estadunidense que promove mobilidade de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros que cursem o ensino médio na rede pública e que por meio de iniciativas, pequenas ou grandes, se destaquem em suas respectivas comunidades, promovendo bem-estar social e demonstrando possuir capacidade de liderança, espírito empreendedor, bom desempenho acadêmico, atitudes positivas e conhecimentos de língua inglesa. O pré-cadastro da edição de 2024 deve ser realizado pelos interessados até 13 de agosto de 2023.

Estão incluídas passagens aéreas domésticas e internacionais de ida e volta dos EUA, bem como hospedagem e alimentação no Brasil e nos EUA durante a implementação do programa, os demais gastos (solicitação de passaporte, deslocamentos durante o processo seletivo, despesas pessoais durante a viagem entre outros) são de responsabilidade do participante. A seleção ficará a cargo da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos.

Os critérios de participação são:

Ter nacionalidade brasileira;

Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;

Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2023.

Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

Jamais ter viajado para os Estados Unidos;

Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;

Ter excelente desempenho escolar;

Ter perfil de liderança e iniciativa;

Ser uma pessoa comunicativa;

Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

Possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Estudantes interessados em participar poderão se informar e preencher o pré-cadastro online, disponível em: www.jovensembaixadores.org.br

Os critérios e documentos necessários estão descritos no edital completo, o qual pode ser acessado no link:  https://www.jovensembaixadores.org.br/assets/docs/JE-2024-edital.pdf