Retorno de intercambista do IFMT campus Cáceres

Publicado por: Reitoria / 4 de Fevereiro de 2016 às 10:16

Na quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016, foi realizada uma reunião com a acadêmica Mayara Chagas de Ávila na qual a mesma partilhou suas experiências com os componentes da equipe da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais da Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso.

Ela participou de um intercâmbio proporcionado pelo programa Ciência sem Fronteiras, ficou nos Estados Unidos durante um ano e meio. Através disso estudou e participou de pesquisas relacionadas ao seu curso na Universidade da Georgia.

Enquanto era estudante do IFMT campus Cáceres, conseguiu informações por conta própria sobre o programa governamental contando com o auxílio de parentes e conhecidos. Dessa forma participou do edital 156 para estudar nos Estados Unidos.

Durante o processo de seleção ela explicou que foi necessária a utilização da nota do ENEM, das notas da universidade, pontuação TOEFL, carta de recomendação e mostrou sua experiência em pesquisa.

Ela considera que o intercâmbio propiciou diversas experiências culturais e profissionais. Dentre as experiências relacionadas à formação profissional estão aulas de inglês, aulas de graduação, atuação em pesquisa e realização de estágio.

Mayara foi uma das primeiras acadêmicas do IFMT a participar dessa modalidade de estudo. Em relação à continuação de seus estudos, ela comentou que ainda pretende realizar mestrado por meio de intercâmbio.