Revista Letrônica: Chamada de trabalhos sobre Baldwin

Publicado por: Reitoria / 29 de Janeiro de 2021 às 14:39

A Revista “Letrônica” está realizando uma chamada de trabalhos para temáticas sobre o escritor James Baldwin, do mundo literário de língua inglesa. Principalmente em função de novas traduções do seu trabalho e referências por uma nova geração de escritores afrodescendentes, a questão deveria ser como seria possível entender o movimento “Vidas Pretas Importam” e obras tão fundamentais como Topdog/Underdog de Suzan-Lori Parks sem conhecimento das contribuições monumentais de Baldwin.

A atual chamada por artigos da revista “Letrônica” visa a capturar o momento, em que estar preso no sonho americano reitera o destino contra o qual Baldwin se defrontava, lutava e sobretudo criava. O organizador convidado procura publicar estudos sobre a literatura no escopo da relevância contínua de Baldwin na idade de “Vidas Pretas Importam”. Procura-se também estudos sobre a história da tradução da obra de Baldwin no Brasil, estudos comparativos da obra de Baldwin com a de outros autores e artistas afro-americanos da atualidade (tais como Toni Morrison, Maya Angelou, Angela Davis, Ta-Nehisi Coates, Henry Louis Gates Jr., Cornel West e Eddie S. Glaude), assim como estudos sobre a influência que seus escritos têm exercido sobre autores e pensadores brasileiros.

Organização:

Prof. Dr. Norman R. Madarasz (PUCRS – Porto Alegre, Brasil)

Doutorando Jonas Kunzler Moreira Dornelles (PUCRS – Porto Alegre, Brasil)

A submissão pode ser realizada até 10 abril de 2021.

Para saber mais: