Saiba mais sobre o processo de candidatura para universidades francesas

Publicado por: Reitoria / 1 de Fevereiro de 2017 às 08:13

Candidatos interessados em fazer graduação e pós-graduação na França no ano letivo 2017-2018 já podem enviar suas candidaturas por meio do Campus France Brasil, a agência francesa para promoção do ensino superior. Os dossiês eletrônicos devem conter informações sobre os percursos acadêmico e profissional dos candidatos, além de motivação e outros anexos.

A data limite para envio dos dossiês varia de acordo com o nível e a área de estudo. O prazo máximo é março de 2017. As aulas nas universidades francesas têm início, normalmente, em setembro. Confira o calendário publicado abaixo, nesta página.

O processo de candidatura via Campus France destina-se exclusivamente aos estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que desejam realizar candidaturas em uma universidade ou instituição francesa conectada ao Campus France para os seguintes níveis de estudos:

PACES (primeiro ano comum na área da saúde): formação que dá acesso aos cursos de odontologia, medicina, farmácia e obstetrícia (sage-femme) na França

1º ano de Licence (“graduação”) em uma universidade francesa

2º ano de Licence (L2 - “graduação”) em uma universidade francesa.

3º ano de Licence (L3 - “graduação”), terceiro e último em uma universidade francesa.

1º ano do Master (M1), primeiro ano de “pós-graduação” na França.

2º ano do Master (M2), segundo e último ano de “pós-graduação” na França.

Arquitetura (diplomas de nível Licence ou de nível Master) ministradas nas Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (Écoles Nationales Supérieures d’Architecture - ENSA)

Diplôme Universitaire de Technologie (DUT) nos Instituts Universitaires Technologiques – diploma nível tecnólogo

Réseau Polytech – inscrição no terceiro ano universitário (primeiro ano do ciclo de engenharia) ou no primeiro ano do ciclo preparatório (2 anos) nas três Polytech que oferecem possibilidade para ingresso no primeiro ano. Duração total dos estudos: 5 anos. Seja qual for a via de acesso a uma formação Polytech, você inicia o procedimento pela plataforma Études en France, continua o processo de candidatura no site Polytech e depois você retorna para a plataforma Études en France para concluir o procedimento.

O processo de candidatura via Campus France inclui o envio do dossiê eletrônico e uma entrevista presencial. Confira todas as etapas deste procedimento (https://www.bresil.campusfrance.org/node/6598).

Catálogos de cursos e bolsas de estudo
Antes de iniciar sua candidatura, faça uma pesquisa sobre as instituições que oferecem o(s) curso(s) de seu interesse na França. Você pode consultar o catálogo das formações no pequeno quadro verde, com o título "Encontre sua formação", na página inicial do site do Campus France Brasil (ou a rubrica "Estudar na França / Onde estudar").

Os brasileiros que desejam estudar na França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsas de estudos. Você encontra as informações sobre os programas de financiamento no CampusBourses, um catálogo de programas de financiamento, que é acessado na parte "Financie seus estudos", na nossa página inicial (ou na rubrica "Escolha a França / Bolsas de Estudo").

Calendário Ano Universitário 2017-2018:

Fonte: Campus France – Bresil (https://www.bresil.campusfrance.org/dossier/saiba-mais-sobre-o-processo-de-candidatura-para-universidades-francesas)