Docentes relatam expectativas às vésperas de imersão na Universidade da Noruega

Publicado por: Reitoria / 29 de Agosto de 2023 às 17:55

Um grupo de quatro docentes da área de robótica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) embarca, neste final de semana (02 e 03/09), para uma capacitação em tempo integral na Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, Norwegian University of Life Sciences – NMBU.

Os professores Juliana Fonseca Antunes, Ed Wilson Ferreira Tavares, Alexandre dos Santos e Junio Santos Bulhões passarão três semanas em imersão na universidade europeia. Eles conversaram com o reitor Julio César dos Santos na manhã desta terça-feira (29), sobre as expectativas e planos para a viagem.

“Será uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em robótica, explorar tecnologias de ponta e compreender abordagens inovadoras na área tecnológica. E estabelecer um network internacional”, comentou a profa. Juliana.

A docente entende a iniciativa como relevante para potencializar a Pesquisa e a Inovação, e inspirar projetos que possam ser aplicados tanto no IFMT como na comunidade, criando um laço entre empresas e o Instituto.

Também ampliará as perspectivas multicultural, uma vez que explorar um novo país, cultura e sistema educacional trará novas visões e enriquecerá minha trajetória pessoal e acadêmica.

Aproveitarei ao máximo cada oportunidade durante a viagem e me manterei aberta a novos aprendizados e conexões que possam enriquecer minha trajetória acadêmica e profissional.

Já o docente Junio Bulhões, do campus Primavera do Leste considera a imersão um divisor de águas em seu trabalho como professor e pesquisador. No campo pessoal a experiência se traduzirá em uma “rica imersão intercultural.”

“A participação neste programa de capacitação proporcionará oportunidades significativas como o acesso à infraestrutura tecnológica de ponta, a interação com pesquisadores que atuam na área de automação”, prevê.

Outro ganho esperado pelo servidor engloba o aspecto institucional. “A parceria internacional poderá resultar no fortalecimento do IFMT, uma vez que o conhecimento avançado está vinculado ao desenvolvimento tecnológico, podendo estimular a inovação no estado do Mato Grosso”.

Opinião semelhante tem o professor Ed Wilson. Para ele, a atividade oportunizará a troca de experiência entre pesquisadores do IFMT e da NMBU, num processo de aprendizagem mútua.

“As características dos Institutos Federais propiciam uma rica experiência de construção de conhecimento, e teremos oportunidade de compartilhá-lo, assim como os colegas da NMBU também o terão conosco. Além das atividades inerentes à representação institucional, esperamos gerar oportunidades para outros servidores e alunos do IFMT”.

A capacitação focará em tecnologia da informação e robótica, com atividades teóricas e práticas. “Estas últimas serão desenvolvidas diretamente no campo, ocasião em que poderemos conhecer detalhadamente os equipamentos.

Na programação estão previstos treinamento em linguagens de programação aplicadas a robótica, desenvolvimento de projetos com robôs, reunião e formação de parceria com pesquisadores e interação com a infraestrutura do Laboratório de Robótica Agrícola (Maskin).

A exemplo dos seus pares, Alexandre Santos, do campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo leva na bagagem planos de criação de projeto binacional.

“Minha maior expectativa é o retorno com um projeto de robótica formatado para pronta execução em colaboração com meus orientados e pesquisadores da NMBU e que redunde na primeira propriedade intectual binacional do IFMT e também impacte o quantitativo de estudantes capacitados nessa vibrante área tecnológica que se encontra na fronteira do conhecimento atual”.

Para o reitor, a imersão contribuirá com as demais ações de internacionalização do IFMT com resultados promissores para a instituição que vem trabalhando em uma parceria com o Governo do Estado.

“Essa ação culminará com a integralização do ensino, pesquisa e extensão, que deverá se materializar com as ações no Centro de Tecnologia de Desenvolvimento de Software e Robótica, hoje em processo de implantação no Parque Tecnológico Mato Grosso”, afirmou Júlio.

Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Epaminondas Magalhães e a diretora de Relações Internacionais, Sônia Regina.