UFPB realiza evento em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa

Publicado por: Reitoria / 3 de Maio de 2022 às 08:32

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) e do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC), realizará no próximo dia 5 de maio um evento online e gratuito em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, com transmissão ao vivo pelo canal do CCHLA-UFPB no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCPP-gI6d1fltSVqcVFDUW6w).

Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabeleceu a data de 5 de maio como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, declarado, em 2019, como o Dia Mundial da Língua Portuguesa pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Com mais de 265 milhões de falantes, a língua portuguesa não apenas é uma das mais difundidas no mundo, mas também a principal do hemisfério sul. Densamente utilizada na comunicação internacional, sua força e extensão geográfica tendem a aumentar progressivamente.

A UFPB celebrará a data em homenagem a nossa língua materna com um evento que contará com uma programação repleta de sessões com convidados de diversos países que tem o Português como idioma nativo. Além de abordar o seu ensino como língua estrangeira, os participantes discutirão o uso de nossa língua nos negócios, na diplomacia e na formação de pessoas.

Veja a programação completa a seguir:

9h-10h30: A Língua Portuguesa na Diplomacia

• Reitor Prof. Dr. Valdiney Veloso Gouveia

• Presidente da ACI-UFPB, Prof. Dr. Sandro Marden

• Diretora do InELC, Profª Drª Andrea Ponte

• Embaixador José Pedro Chantra D’Oliveira (Cabo Verde)

• Embaixador Olímpio Miranda Branco (Timor Leste)

• Profª Drª Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso Marques (Universidade de Coimbra - Portugal)

• Lilian Pinho (Diplomata brasileira)

10h30-12h: A Língua Portuguesa enquanto perspectiva de negócio

Mediadora: Profª Cláudia Caminha

• Negociar em Países de Língua Portuguesa - Coleção Mediações Interculturais & Negociações Internacionais e Livros sobre países da CPLP - Prof. Dr. Roberto Vilmar Satur (UFPB - Brasil)