IFMT

Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais

início do conteúdo

Missão, Visão e Valores da DSRI

Missão: Internacionalizar o IFMT.

Visão: Ser reconhecida como Diretoria de Excelência em Mobilidade Acadêmica até dez/2019.

Valores:

-Profissionalismo: em todas as nossas ações;

-Dinamismo: nossa marca registrada;

-Relacionamento: indispensável para o desenvolvimento da DSRI.

 

BREVE HISTÓRICO DA DSRI


Localizada na Av. Senador Filinto Müller, 953, bairro: Duque de Caxias, 3º andar, CEP: 78043-400, Cuiabá – MT. Telefones: (65) 3616-1485/ 3616- 4186. E-mail: relacoesinternacionais@ifmt.edu.br e horário de funcionamento de segunda à sexta-feira das 7h às 18h.


A Diretoria de Sistêmica de Relações Internacionais – DSRI é o setor responsável pela elaboração da política de cooperação do Instituto Federal de Mato Grosso com a comunidade acadêmica internacional.


No ano de 2015, dia 20 de julho essa diretoria iniciou suas atividades, logo após, no dia 29 do mesmo mês aconteceu o FORINTER - I Fórum de Relações Internacionais no IFMT e a diretora Sônia Regina Guimarães da Fonseca esteve como representante da DSRI.

Confere à este fórum anualmente o encontro, em Brasília, dos assessores internacionais para formação e capacitação de estratégias de cooperação em relações internacionais.

Em setembro, outubro e dezembro ocorreram variadas ações através da equipe DSRI e embaixadores, tais como: o 1º treinamento, 2ª reunião dos embaixadores da DSRI, visita do cônsul à embaixada dos EUA, a 1ª aplicação do teste Toefl ITP no IFMT, além de palestras sobre a DSRI.


No seguinte ano, a DSRI teve atuação em diversos aspectos, entre eles estão: a visita na embaixada do Canadá e ao escritório EducationUSA em Brasília, a 3ª reunião dos embaixadores da DSRI com intuito de treinar para aplicação do teste Toeic BRIDGE.


Ocorreu no 2º semestre a visita do presidente e vice presidente do ISCAP na Reitoria onde vieram tratar de assuntos pertinentes ao acordo de cooperação para mestrado em Portugal, o comparecimento no Seminário na China sobre Empreendedorismo Juvenil dos Países Lusófonos, a realização da 4ª reunião dos embaixadores da DSRI, a inauguração do 1º escritório EducationUSA em Mato Grosso na data de 29/11/2016, alocado na Reitoria do IFMT que dentre os Institutos Federais é o único a sediar uma organização afiliada à Bureau of Educational and Cultural Affair – ECA (Seção de Educação e Cultura) do Departamento dos Estados Unidos, e em seguida a DSRI continuou desempenhar nos Campi, ao todo, 37 palestras no decurso do ano de 2016.


Neste ano de 2017, desenvolveu-se algumas apresentações nos campi, sendo eles: Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, Várzea Grande, Bela Vista e a Reitoria, com objetivo específico de difundir o propósito do EducationUSA juntamente com as instituições americanas Liaison America e Bluefield tendo compromisso de esclarecer aos alunos e servidores requisitos importantes para o ingresso em programas de estudos, estágios, cursos e oportunidades de voluntariado no exterior. O trabalho da DSRI relativo à palestras explanou sobre este mesmo tema posteriormente para o Campus Campo Novo do Parecis e Diamantino.


No IFSul foi promovido pela 1ª vez o encontro de gestores de Relações Internacionais integrantes do FORINTER em abril, contando com a participação atuante da diretora da DSRI IFMT.


Em meados desse ano, por meio da Liaison America foi realizado o curso Habilidades do Século XXI com a palestrante Drª Margaret Jones-Carey e a apresentação dos novos servidores durante a webconferência mensal da equipe.


Para o mês de agosto estão previstas a aplicação anual teste Toeic BRIDGE, cursos de extensão, bem como, o FIC no Campus Sinop, Bela Vista e Várzea Grande, como também a 1ª Feira das Nações projetado por embaixadores Campus São Vicente e o AFS Day nos Institutos de Tangará da Serra, Várzea Grande e Bela Vista, ambos com finalidade de expandir e potencializar a internacionalização deste Instituto.


COMPETÊNCIAS


Entre as múltiplas demandas que competem à Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais, são elas:


- Desenvolver ações, em parceria com órgãos governamentais e iniciativa privada, que fortaleçam o processo de internacionalização da Instituição;


- Responder pelos contatos internacionais da Instituição, acordos de cooperação e convênios internacionais assumidos pelo IFMT, bem como pela representação e cooperação com as outras instituições brasileiras;


- Divulgar junto à comunidade interna as oportunidades acadêmicas e as informações sobre convênios, intercâmbios, cursos, seminários, estágios, bolsas de estudos e programas de instituições governamentais e não governamentais estrangeiras;


- Promover, assessorar e intermediar a realização de intercâmbio de docentes, discentes e técnicos administrativos com instituições educacionais estrangeiras, dando-lhes apoio em suas iniciativas internacionais.


CREDENCIAIS DA DIRETORA


Sônia Regina Guimarães da Fonseca atualmente é Diretora de Relações Internacionais na Reitoria do IFMT.


Iniciou como professora nesse Instituto desde 1986, onde lecionou Empreendedorismo e Consultoria para os cursos de Redes de Computadores e Sistemas para Internet e atuou como coordenadora de informática.


De 2013 à 2015 incorporou a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional responsável por ministrar o Desenvolvimento de Gestores Nível I e II para os servidores do IFMT, desempenhando o Processo de Coaching.


Em 2014 foi responsável pelo Planejamento Estratégico PDI com Metodologia de Desenvolvimento e Acompanhamento da Execução.


Possui o site www.soniaguimaraes.com.br cujo objetivo é compartilhar informações na área de Gestão.


Pós Graduada em Administração pela FEAD – MG (2014) e especializada em Metodologia da Educação Tecnológica pela UFMT (1994). Graduou-se pela Universidade Federal de Mato Grosso em Letras (1992).


Tem formação em Master Coach pela Metaforum da Alemanha (2008), cursou na Sociedade Brasileira de Dinâmicas dos Grupos (2004), Master Practitioner em Programação Neurolinguística (1999), Certificação Internacional de Coaching, Mentoring & Holomentoring pelo Instituto Holos de Qualidade, aprovado pelo ICF - International Coach Federation.


Presentemente integra a Coordenação do Fórum de Relações Internacionais do CONIF como membro, além de atuar como facilitadora do Programa de Formação de Gestores do IFMT e palestrante nacional nos temas: Liderança e Planejamento Estratégico.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller , 953 - CEP: 78043-400

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT