O processo de formação continuada dos profissionais dedicados ao ensino-aprendizado de uma língua estrangeira (LE) demanda que, além do contato com os elementos próprios relativos ao código linguístico, possam ter experiências com o idioma desde outras perspectivas. Nesse sentido, desde a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais/IFMT foi organizado um “Ciclo de reflexões” para debater sobre “O ensino de espanhol como LE”. Para isso foi elaborada e aplicada uma proposta que visou a uma abordagem da língua espanhola desde a perspectiva da abordagem a temáticas que levassem os profissionais da área à reflexão e ao questionamento sobre o uso da língua espanhola em diferentes contextos. Para atender a essa proposta, os temas que nortearam as discussões dos encontros remotos mensais buscaram abranger diferentes focos ao longo do ciclo de reflexões como, por exemplo: Internacionalização, Tópicos de cultura, TIC´s, Interdisciplinaridade e Espanhol na EPT.
O ciclo planejado foi destinado a professores e técnicos do IFMT assim como para os docentes de espanhol da Rede Estadual do Mato Grosso, efetivando, desse modo, relações de cooperação entre diferentes instituições. Por meio de encontros mensais, foram debatidos os diferentes temas junto aos participantes que tiveram a oportunidade de interagir com os especialistas convidados para cada encontro do ciclo. A atividade realizada contou com a participação de especialistas da Rede estadual do Paraná, do Instituto Federal do Paraná, da Universidade Estadual do Paraná e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estabelecendo diálogos profícuos entre as instituições envolvidas e os profissionais da área do espanhol em geral.