Imagine viajar pela Europa por uma semana. Pense na diversidade histórica e cultural, a beleza da música e da arte, as delícias da culinária e as ricas reflexões sobre filosofia, política e economia. Sete dias seriam pouco. Por isso, a Semana da Europa, na 13ª edição, estende-se pelos meses de maio e junho, com vasta e diversificada programação.
São shows de música pop e jazz, concerto clássico, debates acadêmicos, exposições, festas, degustações gastronômicas, competições desportivas e exibições de filmes. Dezenas de atrações em 13 capitais, de norte a sul do país - Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
A Semana da Europa faz parte das comemorações do Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data da assinatura da Declaração Schuman, considerada o início do que hoje é a União Europeia.
“Foi uma forma de enterrar tudo que a primeira metade do século XX tinha de mal para a Europa e para o mundo e de criar uma realidade completamente inovadora para o século XXI”, afirma João Cravinho, Embaixador da União Europeia no Brasil.
Entre as atrações mais tradicionais da Semana, está o Festival de Cinema Europeu que exibirá 17 filmes de diferentes nacionalidades. O tema central são as “Mulheres em Cena”, prestigiando produções dirigidas por elas ou que abordem questões femininas. O Festival começa dia 11 de maio e as produções serão exibidas em 11 cidades diferentes.
Outro marco da Semana da Europa é o Concerto Clássico. Este ano, jovens talentos europeus, como o violoncelista alemão Friedrich Thiele, o barítono português André Baleiro e a maestrina espanhola Virgínia Martínez, serão os convidados da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro no Concerto em Brasília, dia 16 de maio.
Na pauta esportiva entram a 13ª Corrida da União Europeia e a segunda edição do Grande Prêmio da Holanda, competição de ciclismo de estrada. As provas serão realizadas em Brasília, onde também haverá bazar, com culinária e produtos típicos. E ainda na programação tem festa, em Salvador, sarau em Curitiba e simpósio no Rio de Janeiro.
“A Semana da Europa é a ocasião de familiarizar a comunidade brasileira à União Europeia, seus valores e suas culturas. Tão séria quanto festiva, a Semana da Europa em Salvador promete várias surpresas”, declara Olívia Deroint, presidente da EUNIC Salvador, associação que reúne institutos culturais e representações diplomáticas dos países da UE na capital baiana.
Todos os eventos da Semana da Europa são promovidos pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) junto com a Delegação da União Europeia no Brasil. Os integrantes da EUNIC Brasil estão reunidos em clusters, grupos locais de instituições que promovem o aprendizado de idiomas, o diálogo intercultural e desenvolvimento local. Hoje, existem cinco clusters – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
“A Semana da Europa é o momento para que todos os institutos culturais europeus no Brasil coloquem em prática o lema da União Europeia: unidos na diversidade”, destaca Claudia Römmelt, presidente da EUNIC Curitiba.
A Semana da Europa no Brasil começou em 2004, como um projeto de apenas três institutos – Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum Brasília. Atualmente, é organizada por uma associação que já reúne 44 instituições, representando estados membros da União Europeia e a Delegação da UE, com a participação de dezenas de parceiros locais e internacionais.
De acordo com a presidente da EUNIC Brasília, Lieselotte Pellens, a ideia sempre foi estimular a proximidade entre o Brasil e a União Europeia. “Diversidade é uma palavra chave tanto para o Brasil quanto para a União Europeia. É como um terreno fértil onde novas ideias podem brotar e a criatividade florescer”, explica Lieselotte.
A EUNIC é uma rede formada por 36 instituições que representam todos os 28 países membros da EU e tem mais de duas mil filiais e milhares de parceiros locais em mais de 150 países do mundo.
Fonte: https://www.semanadaeuropa.org/quem-somos