O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de Educação para a Democracia, criado pela Câmara do Deputados em 2003, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país, a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais.
Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta é que o programa se torne ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular, isto porque para participar os jovens devem elaborar um Projeto de Lei de sua autoria − orientados por um educador ou educadora −, apresentando soluções para questões que relacionadas ao seu contexto social, cultural e econômico.
Neste ano a etapa estadual do PJB, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso -SEDUC-MT, contou com a inscrição de 67 Projetos Lei, dentre os quais foram pré-selecionados quatro projetos. Os alunos Luiz Henrique Melo da Silva, do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária e Vinício Mendes Roberto, do terceiro ano do Curso de Manutenção e Suporte em Informática estão entre os quatro classificados e aguardam o resultado da seleção nacional, que será realizada pela Câmara do Deputados. Para a elaboração de seus projetos os discentes contaram com as orientações das professoras Regina Olea, de Filosofia e Carla Cordeiro, de Sociologia e ainda, com o apoio das professoras de linguagens Marcia Becker e Aline Morais.
Site:
https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/o-que-e-o-parlamento-jovem-brasileiro/pre-selecionados-2020