Bolsa oferecida aos professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisa, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil. Inscrições estão abertas até 22 de fevereiro de 2019. A duração do treinamento é de outubro de 2019 a março de 2021 (1 ano e 6 meses).
Dentre os requisitos para participação estão: ter nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa); ter experiência mínima de 5 anos, em 01/04/2019, como professor do ensino fundamental e/ou médio, ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada; Exercendo a função atualmente; Inglês avançado (necessário para a orientação acadêmica e a redação de trabalhos e relatórios); Ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério); Idade: nascidos em ou após 2 de abril de1984; - Boa saúde física e mental; Disposição para aprimorar a língua japonesa e frequentar aulas nesse idioma; Intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, após o retorno na profissão; Excluem-se militares da ativa; O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (Distrito Federal, Goiás ou Tocantins). Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região.
Dentre os benefícios do programa estão: bolsa mensal de 143.000 ienes (aprox. R$4.958,00 em dez/2018). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes. Passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Para mais informações:
https://www.br.emb-japan.go. jp/itpr_pt/treinamento_prof. html