O Mestrado em Estudos de Gênero e Mulheres (GEMMA) possui dez anos de existência. Ele é o único curso Erasmus+ dentro dessa temática, sendo avaliado com excelência pela Comissão Europeia e considerado referência na Europa. As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2019.
O curso é resultado de uma parceria entre oito universidades de seis países diferentes. São elas: Universidade de Granada (Espanha); Universidade de Bolonha (Itália); Universidade Central Europeia de Budapeste (Hungria); Universidade de Hull (Reino Unido); Universidade de York (Reino Unido); Universidade de Lodz (Polônia); Universidade de Oviedo (Espanha); Universidade de Utrecht (Países Baixos). Outras oito instituições da América central, do sul e do norte são parceiras do projeto, entre elas a Unicamp.
Os benefícios referentes ao programa Erasmus+ duram os dois anos do curso. Dentre eles estão todos os custos de matrícula, uma contribuição anual para os gastos de viagem e instalação e um auxílio mensal de 1 mil euros.
Para concorrer a bolsa de estudo do Erasmus+, é preciso ter graduação e contar com um excelente histórico acadêmico. A seleção é baseada no currículo, rendimento, motivação, recomendações, conhecimentos de idiomas dentre outros pontos.
A documentação necessária é composta por:
Currículo (modelo Europass);
Cópia do diploma de graduação;
Histórico acadêmico;
Certificado de nota média durante o curso;
Certificados de idioma;
Comprovante de residência;
Cópia do passaporte;
Carta de recomendação;
Carta de motivação.
Se não estiverem em espanhol, inglês ou italiano, os documentos precisam ser acompanhados de tradução juramentada.
Para saber mais:
https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-mestrado-em-estudos-de-genero-e-mulheres-na-europa/
https://masteres.ugr.es/gemma-es/
https://masteres.ugr.es/gemma-es/pages/becas/alumnos/no_ue
https://masteres.ugr.es/gemma-es/pages/instruccionesestudiantessolicitudbeca13thed