CAPES: Programa Leitorados Guimarães Rosa Para Instituição Universitária Estrangeira, de 2023

Publicado por: Reitoria / 30 de Outubro de 2023 às 11:48

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal De Nível Superior (CAPES) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) abriram nesta sexta-feira, 20 de outubro de 2023, mais uma seleção do Programa Leitorado Guimarães Rosa. Pelo Edital nº 27/2023, leitores brasileiros serão enviados a 23 universidades estrangeiras para difundir a língua e a cultura nacionais. As inscrições vão até 17 de novembro de 2023.

As candidaturas devem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Dentre as exigências para participação estão ser licenciado e mestre nas áreas de Linguística ou Letras. As bolsas têm duração inicial de dois anos, mas são prorrogáveis por mais dois. O MRE arca com os benefícios de concessão, enquanto as instituições estrangeiras de destino oferecem contrapartidas específicas.

Os leitores serão enviados para 20 países. As instituições estão situadas na África do Sul, Bahamas, Bolívia, Chile, China (duas), Espanha, Estados Unidos (duas), Finlândia, França (duas), Grécia, Índia, Israel, Itália, México, Paquistão, Peru, Reino Unido, República Tcheca, Rússia e Togo. O resultado preliminar está previsto para 31 de março de 2024 e o final, 30 de abril. As atividades começam a partir de agosto.

O Programa Leitorado Guimarães Rosa seleciona professores brasileiros para divulgar a cultura brasileira em universidades estrangeiras, com a função de Leitor. Nele os participantes promovem a língua portuguesa em sua vertente brasileira, a literatura e os estudos do Brasil.

Para saber mais, acesse:

Fonte: CGCOM/CAPES