início do conteúdo

Chamada Qualifica Mais EnergIFE 2022

Publicado por: Reitoria / 21 de Março de 2023 às 13:20

A DSRI está apenas divulgando esta oportunidade. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC do Ministério da Educação - MEC, por meio do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética para as Instituições Federais de Educação - Programa EnergIFE, com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, cooperando no âmbito do projeto “Profissional do Futuro: competências para a economia verde”, realizará capacitação de docentes de cursos da chamada Qualifica Mais EnergIFE 2022.

O Programa EnergIFE tem como objetivo desenvolver a cultura das energias renováveis e eficiência energética nas Instituições Federais de Educação (IFE). Programa conta com cinco eixos de ação: (1) infraestrutura; (2) formação profissional; (3) PD&I e empreendedorismo; (4) gestão de energia e (5) parcerias. O prazo limite de inscrição dos docentes até 28 de março de 2023.

Relação de Instituições e munícipios contemplados com a chamada Qualifica Mais EnergIF que podem participar da capacitação em Mato Grosso: 

Cuiabá - IFMT

Primavera do Leste - IFMT

Pontes e Lacerda - IFMT

Sinop - IFMT

Observa-se que as instituições que inscreverem docentes nesse edital deverão garantir a disponibilidade dos docentes nas atividades síncronas online e presenciais. Elas deverão arcar com os custos de passagens e diárias para os momentos presenciais desta capacitação. É necessário que os docentes selecionados tenham conhecimento básico em energia solar fotovoltaica.

As informações necessárias para as inscrições são especificadas a seguir:

Nome e e-mail dos até dois docentes indicados por unidade de ensino. Entende-se que os indicados são aqueles que ministram e/ou ministrarão os cursos da Chamada Qualifica Mais EnergIFE 2022 e outros nessa temática.

Serão necessários para enviar a inscrição:

Carta de anuência assinada ou e-mail do Diretor Geral da unidade de ensino, confirmando as informações solicitadas no edital e o custeio das passagens e diárias para a parte presencial do curso; 

Declaração do docente afirmando sua disponibilidade e comprometimento na participação ativa das atividades previstas no edital, tanto teóricas quanto práticas, uma vez que será expedido certificado, para aqueles que participarem de 70% da parte teórica (encontros síncronos online) e 100% da parte prática.

Demais esclarecimentos podem ser obtidos através dos e-mails energife@mec.gov.br e profissionais@giz.de, ou pelo telefone (61) 2022-8697.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT