Uma reunião entre o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, com o professor Dr. José Carrillo, da Universidade de Huelva, na Espanha e o coordenador de Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/IFMT, Jeferson Gomes Moriel, foi o primeiro passo na direção de uma parceria internacional que pode contribuir para fortalecer os grupos de pesquisa, os pesquisadores e os programas de pós-graduação da instituição. O encontro foi na segunda-feira (23), na Reitoria, antes da abertura de uma capacitação ministrada pelo professor espanhol aos pesquisadores da instituição.
Consolidando a política de internacionalização do IFMT, o reitor Willian entregou ao professor Carrilo a proposta de um acordo de cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural envolvendo áreas de interesse mútuo. “O documento será estudado e aperfeiçoado pelas duas instituições. Faremos os apontamentos que entendermos oportunos para, em breve, formalizarmos a cooperação”, afirmou o reitor.
O professor Jeferson fez uma breve retrospectiva da aproximação entre as instituições, cujos laços vem se estreitando desde 2014, por meio da realização de atividades conjuntas em pesquisas e eventos científicos nos dois países.
Um plano de trabalho foi apresentado visando fortalecer a atuação colaborativa entre grupos de pesquisa do IFMT (como o GIMC), pesquisadores das especializações na área, do Mestrado em Ensino (PPGEn) e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMT com o Grupo SIDM da Universidade de Huelva e com a “Rede Iberoamericana MTSK, ambos coordenados pelo Dr. José Carrillo e focados na investigação sobre conhecimento especializado de professores de matemática.
“Em síntese, esse plano beneficiará pesquisadores do IFMT e da Universidade espanhola por meio de convênio institucional que avança na internacionalização do IFMT no âmbito da inovação e da pesquisa, com apoio do NIT, PROPES, PPGEn, ProfEPT, ProfNIT”, detalhou Jeferson.
O programa de cooperação envolverá a elaboração de programas de pesquisas, a troca de informações entre os responsáveis por trabalhos de pesquisas, a permuta de equipamentos, material bibliográfico e recursos de ensino além da troca de experiências e informações pedagógicas.
O acordo prevê, ainda, o intercâmbio de professores, estudantes, especialistas e técnicos administrativos, a presença recíproca em eventuais debates, conferências ou simpósios e a realização de estágios que poderão abranger todas as categorias da comunidade acadêmica e possibilitarão o desenvolvimento de atividades práticas e/ou situações reais da vida e trabalho relacionadas àquela área.
Capacitação
O professor Carrilo participou da abertura da capacitação intitulada “Pesquisa, Ensino e Inovação: vislumbrando conexões a partir do conhecimento especializado docente”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, sob a Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica. A capacitação segue até o dia 25 de outubro.
Também estiverem presentes, representando o reitor William Silva de Paula, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT, Wander Miguel de Barros, o diretor geral do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, Cristovam Alvano da Silva Junior, o coordenador do programa de pós-graduação do Campus Cuiabá, Geison Jader Mello e o coordenador do NIT, Jeferson Moriel Junior.
Na palestra “Produtos e avanços de pesquisas em Educação: reflexões a partir de uma trajetória pessoal de investigação”, o professor Carrilo usou sua experiência pessoal para apresentar alguns resultados de seu modelo teórico "Conhecimento Especializado de Professores de Matemática", o MSTC, na sigla em Inglês. E explicou os elementos que todo professor de Matemática deve conhecer para desenvolver o ensino focado na aprendizagem.
“Todo professor deve ter um conhecimento amplo e profundo da sua disciplina, das conexões entre os temas, como a disciplina é feita e dominar estratégias e recursos para que o aluno aprenda melhor”, ensinou.
“Estudos científicos usando a teoria comprovam que ensinar não é um "dom divino", nem pode ser feito por qualquer um. Trata-se de uma atividade que exige formação específica e especializada. Tamanha a repercussão internacional da teoria, que contrubui para a valorização do profissional docente, já há esforços para adaptá-la a outras disciplinas”, completou o professor Jeferson.
O modelo teórico inovador do professor Carrillo vem sendo desenvolvido no IFMT. Dentro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Matemática e Ciências - GIMC do Programa de Mestrado em Ensino, diversos trabalhos já foram realizados utilizando o MTSK resultando publicações em eventos internacionais, periódicos na área e aprovação de projetos e agências de fomento interna e externas. Duas dissertações estão em andamento na área da Matemática e outras duas estão trabalhando na transposição do MTSK para a Física e a Química.
Também participam da capacitação, servidores, professores e alunos do IFMT ligados à pesquisa em ensino, educação e formação docente, particularmente, aos cursos de especialização na área, aos mestrados do IFMT em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica e pesquisadores de instituições parceiras.