IFMT firma parcerias com UBI nas áreas de empreendedorismo e inovação social

Publicado por: Reitoria / 6 de Março de 2023 às 16:27

O Instituto Federal de Mato Grosso firmou, na manhã desta segunda-feira (06) na cidade portuguesa de Covilhã, três convênios com a Universidade Beira Interior (UBI), nas áreas de pesquisa e extensão tendo com foco a formação de servidores e o fomento ao empreendedorismo e à inovação social.

“Assinamos três convênios com esta instituição referência em empreendedorismo e inovação, além da capacitação que nossos gestores estão fazendo na área de gestão e financiamento dos ensinos técnico e superior”, sintetizou o reitor Julio César dos Santos.

O reitor adiantou que será lançado um edital de “Desafio de ideias” em empreendedorismo e inovação social para uma competição em que várias equipes serão selecionadas para participar e, ao final, a equipe vencedora passará um período de imersão na sede da UBI em Portugal.

“Eles estudarão aqui com a equipe de professores irão interagir com os estudantes em busca de aperfeiçoamento na formação na área de empreendedorismo”.

Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Epaminondas informou, que além das parcerias ligadas à pesquisa e pós-graduação e inovação também há uma parceria sendo alinhada para a oferta de um edital de mestrado com 20 vagas na área de empreendedorismo.

“As tratativas para o lançamento de um edital de mestrado em inovação social já estão em andamento com a Universidade Beira do Interior. Nossos servidores poderão se inscrever para concorrer ao edital e ter uma vivência presencial em Covilhã e as demais atividades remotas através das plataformas digitais que a UBI irá disponibilizar,”

Desafio de Ideias para solução de problemas do setor produtivo

Na área de Extensão, o pró-reitor Marcus Taques informou que será realizado um “Desafio de ideias”, um desdobramento do curso de empreendedorismo tecnológico ministrado aos gestores dos núcleos da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT em parceria com a UBI - Universidade da Beira Interior.

Neste desafio os campi com o núcleo da Ativa formarão equipes com cinco integrantes cada, três servidores e dois estudantes com o objetivo de propor ideias e colocá-las em práticas na solução de problemas do setor produtivo de Mato Grosso.

“São ideias nas áreas das ODS, logística e digitalização. O objetivo é fazer com que o Instituto Federal possa colocar em prática seu papel de atender os arranjos produtivos locais nas soluções de tais problemas”, detalhou o pró-reitor.

Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

O edital ofertará apoio a cada uma dessas equipes no valor de dez mil reais de ajuda de custo para essa capacitação, que será feita com a UBI de formas à distância e presencial no Brasil.

Na próxima edição do Workshop de Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF), o maior e mais importante evento científico da instituição, em 2024, serão apresentados os resultados dos projetos na solução desses problemas nas áreas de desenvolvimento sustentável, logística e digitalização.

A equipe vencedora receberá como prêmio o intercâmbio de dez dias na Universidade Beira Interior (UBI) com passagens, custos de alimentação e hospedagem custeados pela parceria.

Marcadores: ifmt_1