IFMT, IFMA e Camarões alinham parceria para oferta de curso na área agrícola

Publicado por: Reitoria / 12 de Setembro de 2023 às 15:34

De 27 de novembro a 1º de dezembro reitor do IFMT integrará Missão Econômica e Comercial Brasileira, quando será formalizada parceria para qualificação de 40 estudantes camaroneses

Um projeto de Cooperação Técnica para a execução de um curso de automação agrícola sustentável na produção agropecuária está prestes a ser celebrado entre o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, o Instituto Federal do Maranhão - IFMA e o governo da República dos Camarões, país da África Central.

No período de 27 de novembro a 1º de dezembro o reitor do IFMT integrará uma Missão Econômica e Comercial Brasileira à capital Yaoundé, onde será assinado um memorando de entendimento entre as duas instituições federais brasileiras e a Câmara de Agricultura, das Pescas, de Pecuária e das Florestas – Capef, para qualificação de 40 estudantes camaroneses.

Na ocasião, também serão discutidas outras possíveis ações de cooperação internacional.

As tratativas para a execução do projeto do curso ocorreram em agosto passado, em Brasília, em reunião no dia 21, com representantes da Embaixada de Camarões, da qual participaram os dirigentes das áreas internacionais do IFMT e do IFMA, os professores Sônia Regina Guimarães e Vilton Soares de Souza e o docente do campus Tangará da Serra do IFMT, Francisco Américo da Silva, coordenador do projeto a ser desenvolvido em Camarões.

A proposta é para um curso FIC com carga horária de 160 horas a ser realizado exclusivamente na modalidade EaD. A qualificação requerida é que os participantes tenham formação superior em Física, áreas da natureza, sejam professores dessas áreas ou pesquisadores. O curso está previsto para ser ministrado no período de abril a novembro de 2024.

Com relação a matriz curricular, serão 160 horas aulas distribuídas em: núcleo fundamental com a disciplina de informática - 50 horas; núcleo articulador português, com língua adicional - 60 horas. A disciplina de Língua Portuguesa será ministrada pelo IFMA, enquanto a disciplina de Física, no núcleo tecnológico, que somará 50 horas, ficará a cargo do IFMT.

As aulas serão ministradas no idioma francês pelo IFMA que ofertará cursos aos professores do IFMT Tangará da Serra e aos alunos do campus que serão colaboradores do curso FIC. Todo o material será escrito e mediado em francês.

O professor Francisco relata que a recente experiência positiva na oferta do curso em eletrodinâmica com 42 estudantes de Barra do Bugres, Tangará da Serra e Brasnorte, alguns deles indígenas de etnias umutina, parecis e irante possibilitou a ampliação da iniciativa.

“No ano de 2022, ofertamos um curso de formação continuada em eletrodinâmica na prática com bons resultados. Com a aplicação desse curso observamos que havia possibilidade de compartilhar esse conhecimento e experiências, e desta forma, vislumbramos ultrapassar as fronteiras buscando parcerias internacionais, um sonho, que com o apoio institucional está sendo realizado”.