início do conteúdo

IFMT lançará edital de estágio na NMBU nas áreas de Automação Industrial e TI

Publicado por: Reitoria / 10 de Março de 2023 às 17:27

Depois de apresentar, nesta sexta-feira (10), o projeto de criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Julio César dos Santos anunciou o lançamento, já na próxima semana, de um edital de estágio com a oferta de quatro vagas para servidores das áreas de Automação Industrial e Tecnologia da Informação do IFMT no Grupo de Pesquisa em Robótica da Norwegian University of Life Sciences REALTEK-NMBU.  

“Nesse estágio aqui na NMBU, na equipe do professor Antonio, nossos servidores estarão aprendendo sobre as mais avançadas pesquisas na área de robótica, conhecendo a estrutura dos laboratórios e todos esses projetos dessa conceituada instituição para que dessa forma o IFMT possa avançar no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas nas mais diversas áreas e, assim, contribuir para o crescimento do nosso estado e a formação dos nossos estudantes,” afirmou o reitor.

 

O Grupo de Robótica Agrícola da NMBU, uma instituição pública de ensino superior, com instalações na cidade de Ås, no sudeste da Noruega, é liderado pelo professor  Antonio Candea Leite. Após apresentar o robô agrícola autônomo Thorvald, entre outros trabalhos desenvolvidos por sua equipe, o docente contou que já vislumbra desafios e oportunidades de colaboração futura em áreas de pesquisa de interesse mútuo, por exemplo, agricultura de precisão e digital.

“Esta parceria entre NMBU e IFMT, que também incluirá outras instituições do estado de Mato Grosso, pode ser uma iniciativa pioneira, para uma cooperação internacional de destaque baseada em projetos conjuntos que apoiem sinergias entre Educação, Pesquisa, Inovação e Mobilidade, em direção a um sistema produtivo mais eficiente e sustentável para a agricultura, a pecuária e a piscicultura em ambos os países," pontuou.

As principais áreas de pesquisa do grupo, composto por cerca de 30 pesquisadores, professores e engenheiros da Faculdade de Ciências e Tecnologia (REALTEK) vão desde a semeadura de precisão autônoma até a capina e colheita. A equipe também desenvolve ferramentas e implementos agrícolas utilizados em todas as etapas da operação no campo.

O Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada

Uma vez implantado e em funcionamento, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada de Mato Grosso possibilitará a qualificação profissional nas áreas de robótica aplicada e desenvolvimento de softwares; o desenvolvimento de soluções tecnológicas para atendimento às necessidades da agricultura, indústria e serviços, além de fortalecer e ampliar o ecossistema estadual de inovação, o desenvolvimento de softwares para atendimento às necessidades do setor público e privado e apoiar a criação de novos empreendimentos inovadores, startups, spin-offs e empresas de base tecnológica.

Notícias relacionadas: https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/missao-internacional-ifmt-reuniao-com-grupo-de-robotica-agricola-de-universidade-norueguesa/

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT