Em busca de parcerias educacionais e intercâmbio IFMT recebe Consulado do Canadá

Publicado por: Reitoria / 21 de Setembro de 2023 às 17:52

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), por meio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), recebeu a visita das representantes do Consulado do Canadá em São Paulo, Edna Matsuka e Maura Gomes Mandin. O encontro, realizado nesta quinta-feira (21), durante a 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), serviu para esclarecer dúvidas e prospectar oportunidades de parcerias entre as instituições do Canadá e o IFMT.

Em maio deste ano, o Instituto lançou um edital que resultou na seleção de 900 estudantes e servidores para acessarem a plataforma do Centro de Idiomas. Em 2024, está previsto o lançamento de um novo edital de seleção desses alunos, que estão na plataforma, para que possam participar de um intercâmbio de curta duração no Canadá, com todas as despesas custeadas pelo IFMT. O objetivo dessa iniciativa é aprimorar o domínio da língua inglesa e proporcionar uma experiência intercultural aos envolvidos.

Para a diretora de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães Fonseca, a reunião visou estreitar ainda mais os laços entre o consulado e, principalmente, agilizar os processos, como a obtenção de vistos, além de explorar outras possibilidades de cooperação.

"A visita das representantes do Consulado do Canadá é de fundamental importância para nós, especialmente porque, no próximo ano, teremos uma missão com cerca de 30 pessoas, entre servidores e alunos. Isso facilita consideravelmente a questão da documentação", detalhou a diretora.

Oficial de vistos de imigração com mais de 30 anos de experiência no Consulado Canadense, Edna Matsuka relata que esta é a primeira vez que o Consulado visita Mato Grosso, motivado, entre outros fatores, pelas oportunidades com o setor do agribusiness.

"Sabemos da relevância desse setor, e o Canadá busca atrair profissionais interessados em trabalhar na área agrícola, bem como em outros setores comerciais e de serviços. O IFMT chamou nossa atenção através da Embaixada Canadense, principalmente devido à economia do estado de Mato Grosso", afirmou Edna.

Responsável pelo atendimento aos clientes no Consulado, Maura Gomes Mandin, disse que o escritório encontra-se à disposição do IFMT para as tratativas iniciais de uma missão ao país em busca de acordos e parcerias com escolas específicas.

"Nossa área de educação, em conjunto com a Embaixada, desempenhará um papel fundamental. Além disso, será necessária a obtenção de vistos, e essa é uma área específica que existe apenas em São Paulo, não em outras partes do Brasil."

O reitor do IFMT, Julio Cesar dos Santos destacou os projetos em andamento para uma missão àquele país, "referência na educação profissional e tecnológica, com o objetivo de buscar experiências e estabelecer parcerias para a educação profissional em Mato Grosso".