Nesta segunda-feira (22/2), seis instituições da Rede Federal e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) firmaramum Acordo de Cooperação Plurilateral com a instituição colombiana Tecnológico de Antioquia - Institución Universitaria (TdeA). Considerando a pandemia, causada pelo novo Coronavírus, a assinatura do documento ocorreu de maneira remota.
Os Institutos Federais do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), da Bahia (IFBA), do Mato Grosso (IFMT), do Rio de Janeiro (IFRJ) e Farroupilha (IFFar) serão os beneficiados com o acordo. A parceria prevê, dentre outras ações, o fortalecimento do ensino do português e do espanhol como língua adicional, a formação e a capacitação de servidores, além da aproximação das instituições brasileiras e colombiana nas áreas de pesquisa e extensão.
O primeiro contato entre as instituições ocorreu em fevereiro de 2020, quando o Conselho liderou uma missão à Colômbia com o intuito de discutir possibilidades de cooperação em diversas áreas. “A aproximação com parceiros da América do Sul é uma das prioridades para as ações de internacionalização do Conselho. Esta parceria, em especial, tem apresentado bons frutos para a Rede Federal”, destacou Jadir José Pela, presidente do Conif.
Apesar do contexto de pandemia, o Conif, o TdeA e as instituições da Rede Federal mantiveram uma intensa aproximação, principalmente nas temáticas da internacionalização em casa e do intercâmbio virtual. “Dessa troca, surgiu o convite para que professores da Rede Federal participassem da convocatória para a elaboração de cursos colaborativos virtuais com professores da instituição colombiana”, explica a assessora de Relações Internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira Batista. A expectativa é que em 2021 mais instituições da Rede desenvolvam programas colaborativos com a instituição colombiana e novas frentes de trabalho sejam estabelecidas, o que sedimentará a atuação da rede na Iberoamérica.
Nova gestão - O ato marca o encerramento da gestão do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, como presidente do Conif. Na noite da terça-feira (23/2), Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), assume a presidência da diretoria executiva do Conselho, para o ano de 2021, em cerimônia que será transmitida pelo canal do Conif no YouTube.
TdeA – A instituição de ensino superior está localizada na Colômbia, na região de Antioquia (o equivalente a um estado brasileiro). Dentre seus diferenciais, o TdeA destaca-se por oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação, para estudantes de baixa renda do País. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.
Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres
Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4092-instituicoes-da-rede-federal-assinam-acordo-de-cooperacao-plurilateral-com-instituicao-colombiana?Itemid=609