O conteúdo produzido e compartilhado aqui visa promover experiências internacionais educativas sem financiamento pelo IFMT.
Por meio do Edital CONIF/DIRINTER Nº 03, de 11 de fevereiro de 2025 o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), do qual o IFMT faz parte, e a Embaixada da Espanha possibilitam que servidores e estudantes possam ser selecionados para participar do Programa de Assistentes de Conversação na Espanha. Serão oferecidas cinco vagas para o programa e serão mais dez vagas para o cadastro reserva. As inscrições podem ser realizadas até 13 de março de 2025.
Para participação nesta chamada, os candidatos precisam atender aos seguintes critérios:
Ser servidor efetivo ou estudante com matrícula ativa de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vinculada ao Conif.
Possuir nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil.
Ser maior de idade (ter completado 18 anos antes de 1º de janeiro de 2025) e ter menos de 60 anos (completos em 1º de janeiro de 2025), conforme especificações do programa do governo espanhol.
Ser graduado ou graduando em Licenciatura em Letras, preferencialmente em Letras-Português, ou Letras-Espanhol, Letras-Português/Espanhol observado-se:
a) candidatos graduados: ter obtido a titulação nos cinco anos letivos imediatamente anteriores ao ano letivo da publicação deste edital.
b) candidatos graduandos: estar regularmente matriculado em um dos dois últimos anos de curso durante o ano letivo da publicação deste edital.
c) candidatos matriculados em cursos de pós-graduação stricto-sensu em Letras ou Letras-Português ou Letras-Espanhol: estar regularmente matriculado no último ano de curso durante o ano letivo da publicação deste edital.
O servidor não deve estar afastado ou gozando qualquer outro tipo de licença durante a implementação desta ação.
Possuir proficiência mínima em espanhol de nível B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em língua espanhola.
A comprovação do nível de proficiência em língua espanhola poderá ser feita por meio de:
1. certificações internacionais (DELE, SIELE, CELU entre outras de reconhecimento internacional); ou
2. (para professores de espanhol): autodeclaração de proficiência em língua espanhola, atestando que o candidato possui pelo menos o mínimo de B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
3. declaração emitida por professor de espanhol da Rede Federal que comprove que o candidato possui pelo menos o mínimo de B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
Para saber mais e verificar o edital, acesse:
https://portal.conif.org.br/editais/2024/edital-3-programa-de-assistentes-brasileiros-de-conversacao-na-espanha-2