Programa Jovens Embaixadores 2016
O Programa Jovens Embaixadores permite que estudantes brasileiros da rede pública de ensino tenham a oportunidade de participar de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 31 de janeiro de 2016, cursar o ensino médio em ensino público, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, não ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário no mínimo a um ano. Características pessoais dos candidatos também serão avaliadas, tais como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade.
Os estudantes que atendem os critérios especificados têm até o dia 9 de agosto para preencher uma ficha de inscrições online, disponível no Facebook do programa. Imediatamente após o preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se atenderam aos pré-requisitos básicos e foram aprovados para a segunda etapa.
Como Participar
Pré-requisitos
Ter nacionalidade brasileira;
Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro de 2016);
Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
Ser aluno do ensino médio na rede pública;
Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
Ter excelente desempenho escolar;
Ter perfil de liderança e iniciativa;
Ser comunicativo;
Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
Como se inscrever:
Via Facebook do programa:https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. Acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores para preencher o formulário;
Se aprovado na primeira fase de seleção, identificar a instituição parceira mais próxima de sua residência e encaminhar o questionário preliminar devidamente preenchido juntamente com a documentação solicitada.
Etapas do programa:
ETAPA 1 – do lançamento do programa até 09 de agosto:
Via Facebook do programa:https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores, os interessados prenchem o formulário de inscrição online e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e se foram aprovados ou não para a ETAPA 2:
“Aprovado para a ETAPA 2”: O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.
“Não aprovado PARA A ETAPA 2”: Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.
ETAPA 2 – até o dia 19 de agosto:
O candidato deverá:
concluir o preenchimento do questionário preliminar;
selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;
Carregar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
concluir o processo online.
IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 19 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link.
Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que o candidato selecionou.
ETAPA 3 – até 04 de setembro:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.
IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.
Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira deverá clicar em:
“Aprovado para a ETAPA 4: Exame escrito”
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 11 de setembro. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.
“Não aprovado para a ETAPA 4”
O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s). IMPORTANTE: A instituição parceira deverá indicar qual dos pré-requisitos o candidato não preenche.
IMPORTANTE: Caso o candidato tenha sido aprovado para a Fase 4, mas não tenha recebido o email confirmando o horário e local até o dia 9 de setembro, deverá entrar em contato com a instituição parceira para obter essa informação.
ETAPA 4 – 11 de setembro (entre 14h00 e 17h00):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília).
ETAPA 5 – até o dia 25 de setembro:
Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional.
A instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final, clicar o botão “Semi-finalista”.
“Semi-finalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que participará na competição nacional por uma das 50 vagas do programa.
“Não aprovado na ETAPA 5”: Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação do candidato nessa etapa.
ETAPA 6 – até 16 de outubro:
Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.
ETAPA 7 – Até 23 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2016.
ETAPA 8 – Outubro/novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2016.
ETAPA 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.
ETAPA 10 – 06-08 de janeiro de 2016:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.
ETAPA 11 – 08 de janeiro de 2016:
Embarque para os Estados Unidos.
ETAPA 12 – 9-30 de janeiro de 2016:
Programação em Washington, D.C. e estados-anfitriões.
ETAPA 13 – 31 de janeiro de 2016:
Chegada dos Jovens Embaixadores no Brasil.
Para saber mais:
https://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html