A partir de 30 de dezembro, passageiros brasileiros e estrangeiros que quiserem dirigir-se ao Brasil por via aérea deverão apresentar teste negativo, do tipo RT-PCR, para a Covid-19. Os testes laboratoriais devem ser realizados nas 72 horas anteriores ao embarque e apresentados às companhias aéreas.
Os viajantes também deverão apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento em que expressam concordância com as medidas de prevenção da Covid-19, as quais deverão ser seguidas enquanto estiverem no país. A DSV deve ser preenchida no site da Anvisa, onde está disponível em três idiomas, e poderá ser apresentada on-line ou impressa.
Outra mudança no acesso ao Brasil pelos aeroportos diz respeito a voos procedentes do Reino Unido ou com passagem pelo estado britânico e destino ao Brasil: eles estão proibidos temporariamente de pousar em solo brasileiro. A ANAC orienta que os passageiros que estiverem no Reino Unido entrem em contato com a empresa aérea para remarcação do seu voo.
Estrangeiros que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias não estão autorizados a embarcar para o Brasil, independentemente do local de origem do voo. Brasileiros que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias só poderão entrar no país com a obrigação de realizar quarentena de igual período.
Saiba mais: https://bit.ly/3aNT3y5