início do conteúdo

Reunião de Embaixadores Internacionais do IFMT: orientações e oportunidades

Publicado por: Reitoria / 10 de Maio de 2023 às 16:48

Será lançado um edital de intercâmbio estudantil contemplando os 19 campi em outubro deste ano.

Embaixadores de Relações Internacionais do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) reuniram-se ontem (09) e hoje (10), para conhecer um pouco mais o trabalho desenvolvido pela equipe da área internacional a fim de replicar as orientações e oportunidades aos estudantes e servidores dos campi.

A programação incluiu palestras sobre parcerias internacionais, acordos de cooperação, protocolos e planos de trabalho, e demonstração sobre o uso da plataforma virtual Altissia.

O reitor Julio César dos Santos iniciou sua fala destacando o papel dos embaixadores para a concretização dos objetivos institucionais de internacionalização. “Vocês embaixadores são fundamentais para que possamos avançar nesse processo de internacionalização, não só no ensino, mas na pesquisa, na capacitação dos servidores e no intercâmbio dos estudantes”.  

Ele também lembrou o ano de 2022, quando a instituição firmou um contrato com o Centro de Idiomas Virtual Altíssia, uma plataforma de educação a distância. “A plataforma Altissia foi uma ferramenta fundamental para levar essa possibilidade de aprendizado aos nossos estudantes. Começamos com mil alunos e, agora, a ideia é ampliar essa parceria para todo o IFMT”.

O gestor também informou que a Diretoria de Relações Internacionais (DSRI), liderada pela professora Sônia Guimarães está trabalhando para o lançamento de um edital de intercâmbio estudantil contemplando os 19 campi, na abertura do WorkIF, em outubro deste ano.

“Nosso objetivo é lançar um edital de intercâmbio que vai possibilitar aos nossos estudantes ter uma experiência no exterior. Estamos organizando o aporte de recursos para que pelo menos um estudante de cada campi do IFMT viva essa experiência nas mais diversas instituições de ensino pelo mundo.”

                                                                    Universidades Americanas

Joyce Tavares, coordenadora de projetos na plataforma Altissia apresentou um panorama de como tem sido a parceria com o IFMT até o momento, mostrando algumas novidades e fazendo uma demonstração da ferramenta que pode contribuir para fortalecer o aprendizado de línguas no IFMT. 

“Falamos sobre quantas oportunidades podem ser conquistadas a partir do aprendizado de diversos idiomas. Então existe expectativa e otimismo, e a ferramenta da Altissia em parceria com o IFMT será uma porta de entrada para os alunos que se interessarem, que tiverem realmente vontade de aprender o idioma, isso vai ser um excelente diferencial,” comentou a coordenadora. 

Haverá uma reestruturação do edital e os alunos e servidores podem acompanhar para ver quais serão os novos termos deste edital para que possam se inscrever e tentar a chance de ser contemplado com acesso a plataforma de idiomas.

Para Isau Ferreira Veloso Filho, professor de filosofia e embaixador no Campus Avançado Tangará da Serra, a reunião apresentou meios para que o acesso dos estudantes a um segundo idioma, resulte em possibilidades, no próprio instituto federal para realizar um intercâmbio e se tornarem profissionais mais completos. 

“Acho que conseguir plantar essa sementinha vai permitir que eles consigam daqui uns anos ou estudar fora ou no mínimo, e que já é muito, ter um emprego melhor em decorrência de um conhecimento melhor de uma língua estrangeira". 

Orientação sobre Internacionalização

João Felipe Freitas, professor de inglês no campus Cuiabá e Adviser (Orientador) do programa EducationUSA na DSRI falou sobre as oportunidades ofertadas por essa instituição parceira. “Nossa ideia é passar o máximo de informações possíveis sobre a área internacional aos embaixadores para que eles possam mostrar aos alunos as vantagens de estudar nos Estados Unidos. 

“Uma dessas vantagens é a chance de o aluno poder participar do programa Oportunidades Acadêmicas, que financia a candidatura de alunos de baixa renda e que tem um perfil competitivo. Então, o programa paga para essas candidaturas. E a gente espera que os estudantes do IFMT apliquem para esse programa.” 

A servidora Daniela Cauduro Bianchi, atua com Mobilidade Acadêmica na DSRI e apresentou um Guia Orientativo sobre a Internacionalização no Ensino Médio Integrado do IFMT, elaborado durante o Mestrado em Ensino Profissional e Tecnológico. “É um material voltado ao ensino médio, mas que os embaixadores vão ter acesso, conhecer e fazer uso a partir deste evento.”

 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT