Universidade portuguesa adota Enem para aceitar brasileiros

Publicado por: Reitoria / 27 de Outubro de 2016 às 07:57

Convênio firmado na segunda-feira, 24, entre a Universidade do Minho e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, eleva para 18 o número de instituições de ensino superior portuguesas que aproveitam os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros.

O Inep tem assinado acordos interinstitucionais de cooperação com universidades e institutos politécnicos de Portugal desde maio de 2014, quando foi firmada a primeira parceria, com a Universidade de Coimbra, para aproveitamento dos resultados do Enem. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

Instituições portuguesas que aceitam os resultados do Enem

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos)

Instituto Politécnico de Coimbra

Instituto Politécnico da Guarda

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Portalegre

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Santarém

Instituto Politécnico de Viseu

Universidade dos Açores

Universidade do Algarve

Universidade de Aveiro

Universidade da Beira Interior

Universidade de Coimbra

Universidade de Lisboa

Universidade da Madeira

Universidade do Minho

Universidade do Porto

Com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, a Universidade do Minho é uma das principais instituições de ensino superior de Portugal. Lá estudam hoje mais de 500 brasileiros, que representam o maior grupo de estrangeiros da instituição.

Para o reitor da universidade lusa, Antônio Cunha, o Enem é o instrumento adequado para essa seleção. “É um exame no qual confiamos”, afirmou. Também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Cunha adiantou, em reunião com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o interesse de outras universidades portuguesas em ampliar a cooperação com o Brasil.

Fonte: